1808 – Laurentino Gomes

Oi! Mais uma semana que começa, mais resenhas e novidades pro blog. Esta semana temos mais um post sobre a viagem, então fiquem ligados. Pra resenha de hoje escolhi um livro que não é literatura, mas de que eu gostei muito! É dia de “1808”.

1808_di_Laurentino_Gomes

“O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. ‘1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.”

Eu sempre gostei de história: é a formação do meu pai (ainda que ele não a exerça há anos) e eu sempre vi uma ligação óbvia e forte entre história e literatura. Ao mesmo tempo, no entanto, tenho uma memória extremamente seletiva: consigo me lembrar de detalhes e histórias dos livros que eu leio por muitos anos – vide o fato que às vezes resenho livros aqui que foram lidos na infância – mas tinha problemas (e ainda tenho, devo admitir) em manter os fatos históricos do mundo organizados cronologicamente (e acuradamente) na minha cabeça. Pra lembrar de tudo, preciso de algum livro que conte uma história (literária) e se organize no tempo (historicamente), caso contrário a informação simplesmente não fica comigo, por isso achei a organização muito interessante, além do conteúdo e da proposta em si, já que é uma aula de história que não aborrece mesmo quem não gosta do assunto.

O livro não conta uma história ficcional nem narra os fatos históricos de forma literária: o que o autor fez foi investigar bem as histórias da época da mudança da corte européia para o Brasil e organizá-las neste livro, de forma que podemos entender bem os acontecimentos. Não é literário, definitivamente, mas a forma como ele conta cada uma das histórias menores que compõem a grande história principal do livro cria interesse o suficiente para que fatos da história brasileira que eu nunca tinha conseguido gravar entrassem na minha memória antes. Recomendo este livro pra quem quer dar uma ressuscitada nos conhecimentos adquiridos na escola, pra quem se interessa pelo assunto e pra quem quer se divertir um pouco – devo admitir que algumas partes da história me fizeram rir bastante!

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “1808 – Laurentino Gomes

Tem algo a acrescentar?