20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada (20 Poemas de Amor y una Canción Desesperada) – Pablo Neruda

Oi! Vocês já se apaixonaram pelo título de um livro? Eu já, algumas vezes. Às vezes o título (ou a capa) é tão interessante que sinto que ele canta pra mim dentro da livraria ou da biblioteca, e fico ansiosa para ver se ele vai me amar de volta, me presenteando com um conteúdo tão belo quanto o chamariz da aparência inicial. O livro de hoje foi um que eu demorei a ler, mas que já me chamava há anos, com um título lindo que me conquistou o coração. É dia de “20 Poemas de Amor e uma Canção Desesperada”.

20poemasdeamoreumacancaodesesperada

“‘Os Vinte poemas de amor e uma canção desesperada são um livro doloroso e pastoril que contém minhas mais atormentadas paixões adolescentes, misturadas com a natureza envolvente do Sul da minha pátria. É um livro que amo porque, apesar de sua aguda melancolia, está presente nele o prazer de viver. Ajudaram-me a escrevê-lo um rio e sua desembocadura: o rio Imperial. Os Vinte poemas são o romance de Santiago, com as ruas estudantis, a universidade, o cheiro de madressilva do amor compartilhado.’ Pablo Neruda”

Como eu já contei aqui no blog algumas vezes, eu me formei em espanhol anos atrás, mas por falta de companhia pra praticar, na época, acabei por perder muito da minha habilidade de produzir na língua. Continuo sendo perfeitamente capaz de ler em espanhol, no entanto, então quando resolvi realizar meu desejo de conhecer esta história resolvi fazê-lo na língua original, e foi assim que passei algumas horas acompanhadas de poemas lindos, viscerais e cheios de sentimentos, já que paixões adolescentes costumam mesmo nos deixar mais românticos – e, no caso do Neruda, mais vocais e inspirados. Não dá pra resumir cada um dos poemas, nem há que se falar de personagens, mas dá pra dizer que é um livro lindo, cheio de uma beleza pura e até meio dolorida. Recomendo muito, pois gostei bastante – me senti amada de volta, depois de ter me apaixonado pelo título. Leiam! Não vão se arrepender!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!


Tem algo a acrescentar?