A Dança da Floresta (Wildwood Dancing) – Juliet Marillier

Oi! Brasília está chuvosa e cinzenta (do jeito que eu amo) nos últimos dias, então, pra combinar com ese clima chocolate-quente-e-cobertas, a resenha de hoje é de um livro que eu li no fim de 2011 depois de um bom tempo adiando, e que me encantou. “A Dança da Floresta” foi o primeiro livro da Juliet Marillier que eu li, e, apesar de não fazer parte de uma série, tem um “livro irmão” que usa as mesmas personagens, chamado “O Segredo de Cibele”, também adorável.

“Esta é uma história mágica, que transita entre um mundo mítico e um castelo na Transilvânia… Jena, uma garota de 16 anos, seu sapinho de estimação Gogu e suas quatro irmãs guardam um segredo: desde pequeninas, em toda noite de Lua Cheia, fazem sombras com as mãos contra uma pedra, abrindo um misterioso portal para uma floresta mágica, onde dançam com encantadoras e bizarras criaturas fantásticas. Porém, elas não imaginavam que suas vidas mudariam drasticamente: o pai adoece e, por recomendações médicas, vai para uma região onde o inverno é mais ameno. Jena e sua irmã Tati ficam encarregadas de cuidar dos negócios da família no castelo Piscul Dracului. As coisas vão bem até que um trágico acidente deixa tudo fora de controle. Para piorar, sua irmã se apaixonara por uma das misteriosas criaturas da Clareira Dançante da floresta…”

Bom, começando pelas personagens. Jena é a segunda mais velha da família, e, apesar de seus 16 anos, é responsável e cuidadosa, com cabeça de mulher adulta – tenho que dizer que foi um alívio ver isso! Não aguento mais as mocinhas bobinhas e sem graça que estão presentes em praticamente todos os livros em que ponho as mãos, ultimamente. – é ela quem conduz a história (e a família). A irmã mais velha, Tati, no entanto, me deixou um pouquinho zangada… a história de amor dela é bem bonita, mas a verdade é que só começou por ela não seguir as regras que tinham sido estabelecidas entre as próprias irmãs. Iulia é a irmã namoradeira, Paula a irmã estudiosa (e centro do livro “O Segredo de Cibele”) e Stela é a caçula da família; as três irmãs mais novas tem personalidades bem diferentes, mas desde esse livro eu já gostei da Paula (uma nerd identifica a outra…), que é inteligente e cheia de atitude.

O enredo foi inspirado na história infantil “As doze princesas”, e adaptado para caber na mitologia da Transilvânia, onde se passa a história. Apesar de ser uma história infantil/infanto juvenil, e dar pra imaginar logo do início o que vai acontecer, é uma história linda, muito bem escrita, e que cumpre seu propósito: encantar. Fiquei apaixonada pelo cenário, pelas leves pinceladas de mitologia e pelas personagens.

Quando li esse livro já estava me cansando das protagonistas chatas que andam na moda, e queria uma história que me encantasse, me arrebatasse de verdade, e foi bem o que encontrei. Juliet Marillier (junto com a Holly Black) se tornou uma das minhas autoras de ficção sobrenatural mais queridas, e eu quero todos os livros dela, sem dúvidas!

Espero que tenham gostado! Até a próxima e bom restinho de semana!

“Série” Wildwood:

1- A Dança da Floresta

2- O Segredo de Cibele


3 thoughts on “A Dança da Floresta (Wildwood Dancing) – Juliet Marillier

  1. Pingback: O Segredo de Cybele (Cybele's Secret) - Juliet Marillier

  2. Gostei desse livro e do outro, postado essa semana! Vou colocar na minha lista dos próximos livros a ler!
    Adoro livros com algo de magia e mitologia misturado! =)
    beijos

Tem algo a acrescentar?