A Sombra do Vento (La Sombra del Viento) – Carlos Ruiz Zafón

Posted on

Oi gente! Como estão todos? Desculpem a demora pra postar! Eu já estava com esse post rascunhado mas acabei me enrolando toda na faculdade, aí já viu, né? Bom, hoje vim trazer para vocês um livro maravilhoso e de acho que quase ninguém fala: A Sombra do Vento de Carlos Ruíz Zafón.

asombradoventoO livro se passa em Barcelona, nos anos do pós guerra – a narrativa começa em 1945 para ser mais exata – e conta a história de Daniel Sempere, que no dia de seu aniversário de 11 anos, acorda chorando por não se lembrar do rosto da mãe. Ele mora apenas com seu pai, viúvo há algum tempo, que para ‘compensá-lo’ por essa perda, o leva até um lugar mágico, conhecido por pouquíssimos barceloneses, o Cemitério dos Livros Esquecidos, que é uma biblioteca escondida, onde todos os livros que se perdem vão parar, de modo que algum dia encontrem um dono. O pai de Daniel recomenda que ele escolha um livro, e ele escolhe ‘A Sombra do Vento’, um livro escrito por Julián Carax, e se apaixona pela narrativa. Se apaixona tanto que começa a procurar outros livros do escritor, e acaba por descobrir que os livros vem sendo queimados sistematicamente, e que ele pode ter o último exemplar. Enquanto se envolve em procurar mais pistas sobre Julián Carax, a vida de Daniel e de todos que ele ama começa a correr perigo, já que um ódio terrível parece envolver o nome e a história do escritor.

“A Sombra do Vento” é eletrizante, e ao longo da narrativa, é possível perceber que o estilo do Zafón é bem único, e que seus livros seguem um estilo específico, assim como os do Nicholas Sparks, mas isso não é uma característica negativa! Eu amei, nem preciso dizer, né? Um dia vou escrever bem como o Zafón, e como o Clavell e como tantos outros maravilhosos autores que temos por aí, né?

Bom gente, por hoje é só! Espero que tenham gostado do post, e prometo tomar mais cuidado pra diminuir o tempo entre um post e outro, tudo bem? Beijos a todos e até a próxima!


2 thoughts on “A Sombra do Vento (La Sombra del Viento) – Carlos Ruiz Zafón

  1. Pingback: O Desafio Literário de Rory Gilmore - O Mundo da Marina

  2. Pingback: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

Tem algo a acrescentar?