Boiando em Moçambique – Rafael Moralez

Posted on

Oi! Hoje é dia de me redimir, afinal, recebi esse livro da Balão Editorial em 2011 para resenha e logo depois o blog entrou em “período sabático”, e a tal resenha nunca saiu. O livro de hoje é “Boiando em Moçambique”.

“Em 2009, Rafael Moralez foi morar alguns meses em Moçambique. A partir de seu olhar irônico e espontâneo sobre os usos e costumes luso-africanos, nasceu o blog “Boiando em Moçambique”, que logo se tornou um verdadeiro sucesso tanto em terras brasileiras quanto africanas. Com seu jeito peculiar de observar os acontecimentos, conta os “causos” da viagem, reunindo ao mesmo tempo histórias divertidas mas com uma visão social da situação precária do interior de Moçambique. Ele relata histórias de bebidas e bares improvisados, animais carregados em bicicletas, a confusa situação política da região, nomes inusitados (como sr. Alface), a vida das mulheres nas comunidades, situações inesperadas (algumas um pouco assustadoras)… Tudo isso entremeado com seus comentários únicos, fotos de situações e paisagens pouco conhecidas, versos irônicos e também ilustrações do autor.”

O livro é bem o que a descrição diz,cheio de fotos super legais (em p&b e coloridas) e alguns desenhos. Não tinha nenhum conhecimento de como seria Moçambique, como seria viver lá, quais eram as características culturais… o livro me tirou um pouquinho dessa ignorância do jeito que eu mais gosto: com histórias do cotidiano. Mais legal ainda é ver essas histórias contadas por um brasileiro, afinal, somos produtos do nosso meio, e quando um compatriota conta suas aventuras em um local que é tão diferente – e, pelo menos eu achei, tão parecido, ao mesmo tempo – dá pra nos identificarmos com como ele se sentiu em determinadas situações.

A escrita é bem fluida, às vezes ele escreve como fala, e parece mesmo que estamos lendo um blog no seu primeiro sentido, o de diário (até uma gracinha do tipo “tinha que resolver meus pobrema” eu encontrei, pra se ter uma ideia). Gostei muito, e acho que foi o primeiro livro do gênero que eu li! O autor e personagem principal é engraçado, sarcástico e, às vezes um pouco cético. Não estou julgando, até acho que no lugar dele teria o triplo desse ceticismo que senti na leitura. É só um comentário mesmo… O livro é curtinho, tem 212 páginas. Não é do formato tradicional, é quadradinho e pequeno, então dá pra devorar bem rápido. Gostei muito, e acho que pra quem gosta de viajar é uma ótima pedida. Recomendado!

Espero que tenham gostado! Bom fim de semana e até a próxima!

Blog do Rafael aqui.


2 thoughts on “Boiando em Moçambique – Rafael Moralez

Tem algo a acrescentar?