Crime e Castigo (Преступле́ние и наказа́ние) – Fiódor Dostoiévski

Oi! Hoje, de novo, não deu pra liberar a resenha cedo! Peço mil desculpas! Não deixo de vir aqui cumprir o combinado, no entanto, então vamos de “Crime e Castigo”.

2015-04-20 11.32.26

“Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.”

Eu comprei este livro porque, já querendo lê-lo há tempos, vi o lançamento da Editora Abril, anos atrás, e achei que a qualidade compensava, ainda mais considerando-se o preço. Devorei o primeiro volume bem depressa mas demorei uns dois anos pra voltar e ler o segundo. Sorte que minha memória pra literatura é muito boa, porque eu lembrava exatamente o que estava acontecendo na história e retomei a leitura como se a tivesse deixado no dia anterior.

A verdade é que esse foi o primeiro livro de literatura russa que eu li, e acabei por achar muito cansativo – bem diferente da experiência que eu tive como Tolstói depois -, e fui adiando muito o momento de terminar. Não é que o livro seja de todo ruim, mas a leitura, pra mim, foi muito cansativa. Acabei não ficando muito fã de Raskólnikov, que passa tanto tempo delirando dentro da própria cabeça que já estava me deixando estressada!

Falando em Raskólnikov, nenhuma personagem me atraiu particularmente, e se não tivesse dado uma chance a outros autores russos depois, provavelmente acharia que era característico da literatura daquele país ser tão maluca e desencontrada com personagens que não batem bem. Ainda bem que existe o Tolstói, que é um dos meus preferidos, pra contrastar com o Dostoiévski, que não é dos melhores, pra mim. Recomendo o livro pelo valor histórico e pelas reflexões que tiramos dele, mas já vou avisando que não foi a melhor leitura que eu fiz na vida!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós!


2 thoughts on “Crime e Castigo (Преступле́ние и наказа́ние) – Fiódor Dostoiévski

Tem algo a acrescentar?