Dead Ever After – Charlaine Harris

Oi! Mais uma série que vai terminando hoje, depois de cinco anos que comecei a resenhá-la. Acho que só a Série Mortal vai alcançar um status tão longo assim aqui no blog – ou assim eu espero! Acho apropriado que essa seja uma semana de terminar uma série, porque volto ao trabalho e o novo semestre se inicia. Gosto de ciclos fechados e organizados, então vamos para a conclusão de mais um deles: é dia de “Dead Ever After”, última aventura da Sookie.

15985348

Pode conter spoilers involuntários dos livros anteriores

“Sookie Stackhouse acha fácil recusar o pedido da ex-garçonete Arlene quando ela quer seu emprego de volta no Merlotte’s. Afinal, Arlene tentou matar Sookie, o que não faz dela exatamente uma boa amiga… seu relacionamento com Eric Northman, no entanto, não está tão bem definido. Ele e seus vampiros estão mantendo sua distância e um silêncio frio. E quando Sookie descobre a razão para isso, ela fica devastada. Pra piorar, um assassinato chocante abala toda Bon Temps, e Sookie é presa, acusada de ter cometido o crime. Mais uma vez os inimigos querem se vingar dela, e Sookie vai precisar de toda a ajuda possível – além de decidir o quanto mais de sobrenaturalidade ela aguenta em sua vida.”

Quando eu comecei a ler essa série, anos atrás, não imaginava que ela fosse passar por tantas reviravoltas de enredo. Os livros tiveram, definitivamente, seus altos e baixos, e enquanto alguns eram realmente excelentes, outros chegavam a ser tediosos. Esse último livro serviu pra limpar todas as confusões que a Sookie acumulou nos anos que a narrativa abarca, então a quantidade de personagens voltando e encontrando soluções – ou encaminhamento de soluções – para as questões que surgiram ao longo dos livros foi enorme. A própria Sookie teve uma solução para seus dilemas.

Muita gente surtou com o fim desse livro, achando impróprio que a Sookie terminasse com quem terminou, mas eu achei que fez perfeito sentido, considerando-se que a telepata da Louisiana sempre deixou claro o que era e o que não era aceitável para ela. Pode não ter sido o que eu gostaria que fosse, mas foi coerente, e, no fim das contas, achei que encerrou a série bem. Não foi dos melhores livros, já que acho que o lançamento de True Blood deu uma bela balançada na qualidade da narrativa, que foi perdendo fôlego. Não deixa de ser uma leitura divertida, no entanto, especialmente se você, como eu, queria ver o que ia acontecer com a Sookie. Recomendo, especialmente se você chegou até tão longe com a leitura.

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!

The Southern Vampire Mysteries:

1- Dead Until Dark (Morto até o anoitecer)

2- Living Dead in Dallas (Vampiros em Dallas)

3- Club Dead (Clube dos Vampiros)

4- Dead to the World (Procura-se um Vampiro)

5- Dead as a Doornail (Olhos de Pantera)

6- Definitely Dead (Vampiros para Sempre)

7- All Together Dead (daqui em diante ainda não lançados no Brasil)

8- From Dead to Worse

9- Dead and Gone

10- Dead in the Family

11- Dead Reckoning

12- Deadlocked

13- Dead Ever After


Tem algo a acrescentar?