Dom Casmurro – Machado de Assis

Oi! Cada dia que eu faço resenhas, especialmente de livros que já li há alguns anos, fico mais grata pelo skoob! Minha memória é incrivelmente seletiva, e na hora de escolher o que resenhar ela sempre (ou quase sempre) me falha. Aí hoje eu me dei conta de um quase-crime: nunca resenhei “Dom Casmurro”! Pra me remediar antes da auto-condenação, é o escolhido de hoje.

Não lembro qual foi a edição que eu li, mas achei essa capa de uma HQ inspirada no romance simplesmente linda!

Não lembro qual foi a edição que eu li, mas achei essa capa de uma HQ inspirada no romance simplesmente linda!

“O marido, a mulher, o amigo íntimo. Adultério? Esta dúvida, que corrói o espírito do narrador de Dom Casmurro, pode ser esclarecida? Neste romance, Machado de Assis propõe um surpreendente enigma, enquanto focaliza com a habitual ironia a sociedade de seu tempo e apresenta algumas das personagens mais perfeitas da ficção brasileira.”

Esse talvez seja o livro mais famoso da literatura brasileira. Claro que as discussões sobre a fidelidade de Capitu abitam o imaginário de todos que leram o livro, mas pra mim o maior mérito da história está na narrativa. Claro que é ela que faz com que questionemos a fidelidade de dona Capitolina, mas, de novo, não é isso que me chama mais a atenção: eu gosto mesmo é de ver a ironia finíssima que ele emprega no texto – e já cheguei à conclusão de que eu gosto de ironias finas, já que dona Austen também me conquista pelos mesmos motivos.

Ler o livro não foi difícil, pra mim, mas já aprendi a admitir que não sou parâmetro: a primeira vez que eu o li (mas não entendi metade, obviamente), foi quando tinha 7 anos e o achei na casa de alguém. Li novamente na escola, porque era parte de uma das minhas aulas de português e agora, só de escrever a resenha, tenho vontade de relê-lo, pra ver qual seria minha visão agora, adulta e com uma cabeça bem diferente das outras vezes. Posso dizer que o achei fácil de ler e de entender, mas sei que a maioria das pessoas o abandona logo no início, justamente por causa da narrativa; vale tentar, no entanto, porque o início é mais cansativo que o restante.

As personagens são magníficas, e Capitu é minha preferida. Cheguei a começar a ver, inclusive, a adaptação em minissérie que leva o nome dela, e gostei do que vi – me falta só o tempo pra terminar de ver, mas pretendo fazê-lo. Acho que ela é tão fascinante que Bentinho empalidece, e as outras personagens também são meros panos de fundo para a moça. Não sei porque ela me fascina assim, mas é fato, e o livro, pra mim, é mais fantástico por causa dela. Não é um livro que vai ser lido e esquecido, então sugiro que se preparem antes – se deixarem, mudará a vida de vocês!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!


5 thoughts on “Dom Casmurro – Machado de Assis

  1. Eu adoro esse livro, acho muitíssimo interessante 🙂 tive que ler para escola ano passado e não me arrependo rs. Só acho que a sua resenha não convencerá muitos a quererem ler o livro >_>

    • Oi Helena!

      Olha, meu objetivo aqui no blog é expor minhas opiniões; claro que se eu convenço alguém a ler eu fico super feliz, mas não vou fazer campanha nem contra nem a favor de livro nenhum! Ainda assim, não vejo como ser sincera poderia desestimular alguém: pelo contrário, acho que ter falado sobre como o início é mais cansativo, estou incentivando quem pegar o livro a persistir na leitura mesmo que no começo não se conquiste, porque o final recompensa – e além disso eu falei do meu entusiasmo o tempo todo, e, sei lá, acho isso importante!

      De qualquer modo, obrigada pela visita, volte mais vezes!

      Beijos!

      • Olá! Claro, eu sei que vc não quer fazer nenhuma espécie de propaganda, nunca nem pensei nisso. Só que eu achei que vc falou pouco na resenha a ponto de fazer alguém pensar: nossa, vou comprar e ler! Não acho que vc nem tenha a obrigação de fazer com que os outros façam isso, mas quando eu leio resenhas, é para ver se me estimula a ler o livro. Eu vi que vc gostou, mas só achei que se eu tivesse mostrado para alguém que está em duvida em comprar ou não o livro, acho que ele não compraria lendo a sua resenha só isso relaxa =) eu gosto mto do seu blog e acho lgl ver suas opiniões ^^

Tem algo a acrescentar?