Dos Passos da Bailarina – Cássia Pires

Oi! A resenha de hoje é muito especial. Ano passado, quando comecei a fazer ballet, comecei a frequentar o blog “Dos Passos da Bailarina”, da Cássia. Ela começou no ballet adulta, assim como eu, e me identifiquei com seus pensamentos e seu modo de escrita. Frequentava o blog assiduamente, e fiquei muito feliz quando ela resolveu lançar um livro que é uma coletânea de seus posts. O livro homônimo do blog é o escolhido de hoje.

“Dos Passos da Bailarina” é um livro que reúne textos do blog homônimo. Dividido nas partes “Uma Bailarina Adulta”, “Aulas, Estudos e Afins”, “Entre Mim e os Repertórios” e “Discutindo Sobre o Ballet Clássico”, Cássia discorre sobre aspectos do ballet referentes ao título. Existem vários tipos de textos no blog – e, consequentemente, no livro -: textos críticos, textos explicativos, crônicas pessoais, textos reflexivos, além de indicações – de filmes e livros sobre ballet, entre outras coisas. Não há textos inéditos, todos já foram publicados no blog entre fevereiro de 2009 e junho de 2013, mas a organização deles por tópicos é um pouco distinta da organização no blog.

Já disse aqui antes que prefiro esperar um tempo para resenhar um livro. Leio, deixo as ideias se assentarem, meus sentimentos se acalmarem… aí escrevo melhor, com mais clareza. No caso do livro da Cássia, não precisei esperar muito: ela o lançou dia 13/09 deste ano e eu o comprei e li no mesmo dia – o livro foi lançado apenas em ebook, então pude ler na mesma hora, no meu kindle. Como eu já conhecia a maioria dos textos, apenas um ou dois mais antigos eram novidade, não precisei refletir tanto sobre os textos em si, as reflexões já tinham sido feitas, então me dei um tempo apenas para organizar as ideias antes de trazer minha opinião sobre o livro para vocês.

Eu amei! Os textos da Cássia são sensíveis, tocam fundo no coração de qualquer bailarina e nos levam à reflexão sobre temas muito importantes no ballet e que são tabu, na maioria das vezes; a sinceridade dela é tanta, que até dizer que não gostava de “O Lago dos Cisnes”, provavelmente o ballet mais famoso do mundo, no início de sua vida de bailarina, ela diz. Os textos sobre bailarinos que a inspiram, como o texto sobre Pina Bausch, são lindos e é fácil perceber a relação de amor e respeito pela dança que permeia a vida da Cássia; posso entender isso, pois é a mesma relação que eu tenho.

Os textos são bem escritos, e eu só encontrei um ou dois erros de grafia. A organização ficou clara e bem feita, e a seleção dos textos ficou muito boa. Senti falta de uma conclusão, alguma coisa inédita que fechasse o livro e dissesse o que ela espera que venha por aí, mas posso entender que isso alteraria seus planos originais para essa compilação.

O livro é sobre ballet mas veste bem outros tipos de arte, já que trata das nossas lutas diárias para alcançar nosso máximo e permanecer dançando, apesar dos pesares da vida fora da sala de aula – algo que, acho, deve acontecer com outras artes também. Um livro excelente, de crônicas às vezes agridoces e muito reais. Bailarinas de todos os lugares vão, com certeza, se encontrar em algum texto. Recomendo!

Espero que tenham gostado! Bom fim de semana para todos nós e até a próxima!


7 thoughts on “Dos Passos da Bailarina – Cássia Pires

  1. Marina, muito obrigada pela resenha. Fiquei muito feliz em saber que você amou o livro! E você tem razão, eu deveria ter escrito um texto inédito para concluir o livro, mas sinceramente, estou naquele momento da vida em que nada espero em relação à dança. Mas gostei da ideia, quem sabe eu escreva um texto falando sobre isso. Novamente, muito obrigada!

    Grande beijo.

    • Quanto mais textos seus, melhor pra mim, que sou leitora daquelas fominhas, que atormentam os amigos-blogueiros preferidos para ter mais e mais material de leitura!

      Espero ansiosa seu próximo livro! =)

  2. Oi, Nina.
    Olha que só que livro bacana!
    Eu e o ballet nunca fomos grandes amigos, mas acho interessante esse “mundo” da dança! Tenho um priminho que é um dos destaques no Municipal e acho isso super legal! Ainda mais por ele ser um menino, né?!
    Enfim, o tema não me interessa, mas achei super bacana a iniciativa!
    Beijos
    Camis

  3. Pingback: Retrospectiva Literária de 2013 - O Mundo da Marina

  4. Pingback: Sobre mim | Cássia Pires

  5. Pingback: Parece que foi ontem… | Dos passos da bailarina

Tem algo a acrescentar?