Echo Park (Echo Park) – Michael Conelly

Olá queridinhos! Como vão? Depois do post não-literário relâmpago de ontem, vim trazer uma atualização literária!! Hoje é Echo Park, do Michael Conelly.

Eu nunca tinha ouvido falar dele, e não sabia nem sequer sobre o que ele escrevia, até que eu ganhei esse livro no meu aniversário no ano passado, e gostei muito! Não é um dos meus preferidos no gênero (mistério), até por que eu leio MUITOS livros de mistério, tenho um monte da Agatha Christie em casa, então sou bastante crítica com escritores que se aventurem nessa temática.

Aqui nós conhecemos Harry Bosch (que na verdade já tinha sido apresentado e outros livros do autor, só que como eu já disse, eu ainda não li), um detetive atormentado há muitos anos por um crime que nunca conseguiu solucionar, e que trata todos os seus casos com muita responsabilidade. Até que novas informações sobre o caso de Marie Gesto (o tal que ele não consegue resolver) aparecem e fazem seu mundo balançar, já que agora ele pode finalmente resolver o caso que o atormenta a tantos anos. Raynard Waits é essa pista. Ele é um assassino que diz ter matado mais de nove pessoas ao longo da vida, incluindo Marie Gesto, e faz um acordo com a justiça: em troca de escapar da revelar os locais dos corpos de suas vítimas, ele não deve ser condenado à pena de morte. Bosch corre contra o tempo para resolver esse mistério, e descobrir de Waits está falando a verdade.

Eu gostei da investigação, do Bosch, do relacionamento dele com a Rachel, que o ajuda durante o caso e que reaviva um antigo relacionamento, gostei da parceira dele, a Kiz, que é inteligente e dedicada, e gostei muito de ver quando ela demonstra medo, coisa que a gente não vê nos “heróis”, a parte humana. Mas… eu achei que a narrativa poderia ou ter acabado muitas páginas antes do que acabou, ou que poderia ter sido melhor construída, porque mesmo depois que o mistério em si está resolvido novas evidências vão sempre aparecendo, e mudando o rumo da história, dando outros contornos. Eu sei que complementa a história principal, e traz um outro aspecto para análise, mas ainda assim eu acho que o final deveria ter sido um pouco melhor trabalhado.

No mais eu recomendo a leitura, porque aqui nós temos um bom romance policial, digno de atenção, independente dos problemas que eu possa ter encontrado nele. Foi uma leitura proveitosa, mas eu aviso logo que livro de mistério pra mim é da Agatha, então meus parâmetros de comparação são muito complicados, já que são muito exigentes^^

Ah! Sobre o título, Echo Park é um lugar importante pra história! Achei melhor esclarecer, imagino que possa causar dúvidas!

Bom gente, por hoje é só! Respondam a enquete ali do lado! Ela me ajuda a ter uma noção dos livros que vocês querem ver aqui, pra eu poder me localizar e tentar atender a vocês, ok? Beijinhos a todos e até a próxima!


Tem algo a acrescentar?