Eragon (Eragon) – Christopher Paolini

Oi! É dia de série no blog, e eu resolvi começar uma nova, ao invés de continuar com as que temos já em andamento – claramente eu sou tão fominha de resenhas quanto de livros… resolvi falar de uma que eu li há anos e que até hoje, por algum motivo, ainda não tinha nem mencionado aqui. Bem vindos ao mundo de “Eragon”, protagonista do “Ciclo da Herança” e título do livro de hoje.

eragon

“O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.”

Não lembro mais quem me deu o primeiro livro do Ciclo, mas acredito que tenha sido minha mãe. O que me lembro é que eu andava sedenta por histórias fantásticas há um tempo, na época, então o livro caiu como uma luva. Devorei o primeiro volume como se não houvesse um amanhã e gostei muito da narrativa, ainda que hoje, já mais velha e mais experiente, possa perceber vários elementos comuns a autores iniciantes (o que não desmerece o livro, só mostra a evolução do Paolini ao longo dos anos).

A história em si, a premissa e o desenvolvimento dos acontecimentos, é muito boa. O ritmo da narrativa muda um pouco, já que começa bem lento e depois acelera, ainda que seja, no geral (à parte os momentos de ação), mais estático, menos cheio de reviravoltas. Como é o primeiro livro de um novo mundo fantástico, muito é explicado, e são muitos os termos a que o leitor tem de se acostumar para continuar acompanhando as aventuras do Cavaleiro de Dragão (aliás, os dragões foram o que me atraíram nessa história!). As personagens também ainda não estão tão aprofundadas, já que as estamos conhecendo, mas ainda assim são boas e interessantes o suficiente para fazer com que queiramos continuar a acompanhar os próximos livros. Gostei particularmente de Eragon e de Arya, ainda que a elfa saiba ser bem antipática quando quer. No todo, um livro muito bom, de que gostei muito! Se você viu a horrível adaptação para o cinema, não desanime! O livro é (mais ainda do que já se diz no cliché) melhor que o filme! Recomendo!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!

Ciclo da Herança:

01- Eragon

02- Eldest

03- Brisingr

04- Herança


5 thoughts on “Eragon (Eragon) – Christopher Paolini

  1. Pingback: Eldest (Eldest) – Christopher Paolini | O Mundo da Marina

  2. Pingback: Brisingr (Brisingr) – Christopher Paolini | O Mundo da Marina

  3. Pingback: Herança (Inheritance) – Christopher Paolini | O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?