Fazendo meu Filme 4: Fani em Busca do Final Feliz – Paula Pimenta

Oi! Como prometido anteriormente, estou terminando todas as séries cujas resenhas foram iniciadas no blog e que nunca tinham sido completadas, portanto hoje vamos do último livro da série “Fazendo meu Filme” da linda da Paula Pimenta (e eu sei que ela é linda pois fui no lançamento do 3º livro da série, lembram?).

608610_0_5

Essa resenha pode conter spoilers de Fazendo meu Filme 1, 2 e 3

A série é infanto juvenil, portanto a gente (eu) fica esperando um final feliz, por isso achei o título bem apropriado. Nesse quarto volume da série, depois de anos separados, vemos que Fani e Leo ainda não se superaram. Os anos de convivência e o amor que viveram quando adolescentes deixaram marcas profundas nos dois, que acabam se refletindo nas escolhas que fizeram na vida, tanto profissional quanto pessoal. Fani ainda está na Califórnia, e Leo ainda no Brasil, mas parece que a história de amor dos dois não chegou ao fim ainda, tanto que algumas reviravoltas do destino (e uma mãozinha dos personagens queridos que já conhecemos), faz com que os dois tenham que resolver, de vez, a história que ficou mal acabada. Mas será que dessa vez, depois de tanto drama e confusão, os dois conseguem ficar juntos?

Eu amo livros infanto-juvenis. Eu amo livros românticos. Eu amo finais apropriados (se o apropriado for um final feliz, melhor ainda). Eu amei FMF, especialmente esse último livro. Aliás esse é meu segundo preferido da série, perdendo só pra o segundo, “Fani na Terra da Rainha”. As personagens da Paula Pimenta são bem realistas: nos primeiros livros são bem dramáticas e exageradas, como (quase) todo adolescente, e nesse livro são jovens adultos que seguiram com a vida, amadureceram, mas não deixaram de ser quem são.

Ainda dá pra perceber na Fani um resquício (bem grande) do drama que ela adora fazer com tudo, mas parece que a idade e trabalhar com o que ama fizeram com que essa característica ficasse um pouco menos evidente. O Leo passa por uma fase “galinhão” bem irritante, mas não tira a ex da cabeça por um minuto, e continua sendo aquele menino doce e gentil dos livros anteriores, só que agora um pouco mais calejado, sofrido e impaciente. A Gabi finalmente deixou de ser tão pentelha-ciumenta, e dá pra saber logo nos primeiros capítulos o que ocasionou essa mudança (mas é um spoiler bem grande, não vou contar aqui o que é), então passei a gostar mais dela.

Além de vermos a evolução das personagens, vemos também uma evolução da escrita da Paula. Sempre achei que ela escrevia bem, mas o fato, pra qualquer escritor, é que a experiência só ajuda, e “Fazendo meu Filme” é a prova cabal disso: a Paula só foi se aprimorando mais e mais!

Adorei o livro, adorei a série como um todo; bem consistente, bem escrita, direcionada para o público certo, e, melhor de tudo: nacional! É bem legal ler e se identificar com as situaçãos típicas do nosso país, já que em se tratando de livros para adolescentes/jovens adultos estamos mais acostumados com as versões gringas. Até agora, essa é a melhor série YA (young adult, termo usado pelas editoras para os “jovens adultos”) brasileira, e eu recomendo com paixão!

Espero que tenham gostado! Até semana que vem!

Série “Fazendo meu Filme”:

1- A estreia de Fani

2- Fani na Terra da Rainha

3- O Roteiro Inesperado de Fani

4- Fani em Busca do Final Feliz


2 thoughts on “Fazendo meu Filme 4: Fani em Busca do Final Feliz – Paula Pimenta

  1. Pingback: Mundo da Marina: “FMF é a melhor série ‘young adult’ brasileira” | Grupo Editorial Autêntica

  2. Pingback: Princesa Para Sempre (Forever Princess) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?