A Garota que Você Deixou para Trás (The Girl You Left Behind) – Jojo Moyes

Oi! Hoje é a primeira sexta em que teremos resenhas de compensação pelas mini-férias: foram cinco resenhas perdidas então serão 5 sextas, mas como ainda temos a Série Mortal uma vez por mês, teremos resenhas extras às sextas até dezembro! Bom, hoje é dia de um livro que eu li depois de gostar da resenha que a Camis, do Leitora Compulsiva fez: sentei pra ler, e, quando vi, já tinha acabado! É dia de “A Garota que Você Deixou para Trás”.

garota

“Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo: a família, a reputação e a vida, na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo.”

O livro me interessou porque eu gosto de histórias assim, que têm um objeto que conecta o presente ao passado e que acaba por contar duas histórias em uma (vide o tanto que eu gostei de “Labirinto”). Como contei lá em cima, tinha gostado da resenha da Camis e aí peguei pra ler; como o livro não é grande e é muito interessante, acabei rapidinho, e gostei muito da história!

Bom, a parte da história que se refere à Sophie já parece interessante logo na sinopse e eu gostei muito de ler o que acontece, mas o que realmente me prendeu foi a história de Liv: casada com um arquiteto famoso, vivendo em sua casa de vidro, ela era feliz até que o marido morreu de forma súbita. Liv fica sozinha, infeliz e sem dinheiro para manter a casa, que se recusa a deixar. Sua vida vira um ciclo incessante de preocupações financeiras e tristeza, já que ela não consegue se desviar do passado – até que a posse do quadro que decora seu quarto é questionada, e ela tem de lidar com Paul, o americano que trabalha na firma que quer tirar o quadro de Liv. Ele é bonito, inteligente e gentil, e, ainda que seus interesses sejam contrários, acaba por gostar de Liv, e a ajudá-la a sair do poço em que está.

As personagens são muito boas nesse livro! Fortes, corajosas, enfrentam os problemas mesmo! Gostei muito de Sophie, que faz tudo para rever o amor de sua vida, ainda que alguns sacrifícios sejam mais difíceis que outros. Liv me encantou por sair de sua caixa de tristezas e enfrentar as dificuldades. Como personagem secundária, gostei de Mo, amiga de Liv que a ajuda muito no processo de se reerguer, e de Hélène, irmã de Sophie, que segura uma boa parte dos problemas da irmã e que a ajuda a fazer o que for necessário para família das duas. No todo, um livro muito bom, não um romance clichê! Recomendo bastante, foi uma leitura surpreendentemente boa!

Espero que tenham gostado! Bom fim de semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “A Garota que Você Deixou para Trás (The Girl You Left Behind) – Jojo Moyes

Tem algo a acrescentar?