Jack Farrell e A Serpente Emplumada – Jean Angelles

Oi! Hoje é dia de série no blog, então resolvi falar desta que ainda não terminou de ser escrita – parou no livro que vou resenhar hoje. Teoricamente essa série terá 7 livros, mas até agora só foram lançados três, e o terceiro saiu há anos, então tenho minhas dúvidas se veremos os próximos tão cedo. Hoje é dia de “Jack Farrell e a Serpente Emplumada”.

Cover_Jack_Farrell_3_by_gureiduson

México, 1520. Um grupo de conquistadores espanhóis, liderados por seu capitão Hernán Cortez, encontra-se sitiado por milhares de guerreiros enfurecidos, no centro de Tenochtitlán, a capital do Império Asteca. O sacerdote Asteca, seguidor do deus-jaguar da escuridão, Tezcatlipoca, tenciona utilizar a presa de Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, para ressuscitar um exército de guerreiros sacrificados. Entretanto, seu plano pode ser ameaçado por um enigmático francês usando uma máscara de ferro e que possui outros planos para a mística presa. Enquanto isso, na Academia dos Cruzados, Gwen Watson desaparece misteriosamente, levando Jack, Will e seus amigos a uma desenfreada busca por seu paradeiro. Uma desesperada busca que os levará até o passado, onde encontrarão corsários, deuses em guerra, criaturas monstruosas e o próprio Imperador Montezuma, testemunhando o ocaso de uma das mais fabulosas civilizações que a humanidade já conheceu.

Bom, como eu já contei nas resenhas anteriores, eu tinha achado o livro bem legal e depois senti que a qualidade da narrativa caiu um bom bocado. Nesse livro, minha opinião continua sendo que a série poderia melhorar um bocado com alguns acertos.

Além do que eu já mencionei nas resenhas anteriores, talvez seja bom acrescentar um problema que eu notei na série: aparentemente em todos os livros o trio principal viaja no tempo – sempre usando artifícios diferentes – para resolver algum problema no passado, que pode influenciar o futuro. Bem, isso pode até parecer bem interessante, já que a pesquisa do Angeles é bem completa e acaba por ensinar um pouco sobre a situação histórica que está narrando, mas também nos rouba outras informações que poderiam ser legais para a história: cadê descrições sobre a escola de Jack, Will e Gwen? E descrições sobre as famílias deles e seus relacionamentos com elas (porque neste livro é insinuado um problema de Gwen que nunca tinha sido sequer mencionado antes, deixando tudo meio esquisito!)? Uma reformulação de alguns pontos faria um bem danado à série, e, por enquanto, ela segue bobinha e morninha. Até recomendo, mas com cada vez menos fervor!

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!

Série “Jack Farrell:

1- Jack Farrell e a Ordem do Templo

2- Jack Farrell e os Feitores de Gênios

3- Jack Farrell e a Serpente Emplumada

4- Daqui em diante, os livros ainda não foram publicados


Tem algo a acrescentar?