Jumanji (Jumanji) – Chris Van Allsburg

Oi! Viu, não disse que viria aqui? E esse nem é um post programado, vê só! Como já tivemos séries demais nos últimos tempos, hoje é dia de um livro que voa solo. Vem conferir o que eu achei de “Jumanji” – e sim, ele originou o filme.

jumanji

“Para se distrair enquanto os pais estão na ópera, os irmãos Peter e Judy decidem brincar no parque, onde se deparam com um jogo misterioso que contém o aviso: “Leia as instruções com muita atenção”. Ao rolar os dados tem início uma fantástica aventura, com macacos, leão e até uma pessoa saindo de dentro do tabuleiro. Os irmãos Peter e Judy precisam chegar à cidade dourada de Jumanji para terminar a partida e conseguir reverter os estragos antes que seus pais voltem para casa.”

Já devo ter dito aqui em algum lugar que releio meus livros e que revejo os mesmos filmes ad nauseam. Sempre fui assim, e um dos primeiros filmes que eu vi com o repeat pronto foi “Jumanji”. Minha irmã sempre ria da minha cara pela minha escolha, mas eu gostei e pronto, não queria muito saber o que ela pensava. Não sabia que o filme tinha sido adaptado de um livro até poucos anos atrás, e só este ano tive a chance de conhecer a história – e ficar surpresa com como ela acontece.

A verdade é que Jumanji (livro) é bem diferente de Jumanji (filme) em vários aspectos: enquanto no filme o protagonista é um adulto que ficou preso no jogo desde criança, no livro ele sequer aparece. As confusões e as coisas que saem do jogo, no entanto, são as mesmas do filme, com algumas modificações que tornaram a adaptação mais viável e emocionante para a tela. O livro é bem infantil, cheio de ilustrações e de uma linguagem tão simples que me fez sentir como um bebê que se comunica em tatibitates. Não é ruim para seu público, e mesmo sendo adulta eu consegui ver o mérito da narrativa. Gostei do livro sim, mas não recomendo pra quem não se interessa por livros infantis, porque pode ser monótono.

Espero que tenham gostado! Bom fim de semana para todos nós e até a próxima!


4 thoughts on “Jumanji (Jumanji) – Chris Van Allsburg

  1. Que legal, Marina. Acha que meu filho, com 7,5 anos, vai lê-lo numa boa? Fiquei com vontade de comprar pra ele, pois ele adorou o filme.

    • Oi Ivy! Olha, acredito que sim, mas realmente vai depender do nível de leitura que ele faz hoje em dia! O livro é bem infantil, mas é fofo. É razoavelmente diferente do filme, então talvez seja legal explicar pra ele, assim ele não cria uma expectativa e se frustra. Mas ainda assim eu recomendo!

      Espero ter ajudado! =)

      Beijos!

  2. Caramba, Nina.
    Eu nem fazia idéia de que o filme era baseado em um livro!
    E olha que normalmente pesquiso esse tipo de coisa!
    Se bem que vi esse filme há muito tempo e na época nem me interessava tanto por essas referências!! rs…
    Obrigada por essa informação!
    beijos
    Camis

    • Camis, acho que no caso de “Jumanji” todos nós, leitores compulsivos, passamos pelo mesmo: éramos muito novos pra saber que era baseado num livro, e aí tivemos que esperar a idade adulta para conhecer a história!

      Um beijo!

Tem algo a acrescentar?