Matilda (Matilda) – Road Dahl

Posted on

Oi! Quase não sai essa resenha de hoje, hein? Desculpem, de novo! É que ainda estou doente; na realidade dei uma ligeira piorada, e com todo o trabalho acumulado ficou difícil arrumar uns minutinhos pra sentar e escrever. Bom, hoje é dia de história infantil, que é fofa, relaxa e descansa a mente (ainda mais pra mim, que tanto preciso de um pouco de paz) e que, na verdade, todo mundo conhece, porque virou um filme muito famoso. É dia de “Matilda”.

Matilda

“Matilda é uma menina que é boa demais para ser verdade. Com cinco anos e meio ela está resolvendo problemas de multiplicação de dois dígitos e lendo Dickens. Ainda mais notável, seus colegas a amam mesmo ela sendo super-inteligente e queridinha da professora. Mas nem tudo é perfeito no mundo de Matilda. Para começar ela tem os pais mais idiotas e egoístas que já viveram. Depois, há o grande pesadelo, a diretora peituda de sua escola, a Sra. (“A”) Trunchbull, uma ex-campeã de arremesso de martelo que arremessa as crianças à vontade e é aproximadamente tão simpática como um trator. Felizmente para Matilda, ela tem recursos internos para lidar com tais aborrecimentos: inteligência surpreendente, santa paciência, e uma predileção inata por vingança. Ela aquece com algumas piadas destinadas a seus pais, mas o verdadeiro teste vem quando ela sai defesa de sua professora, a doce senhorita Mel, contra a diabólica Trunchbull. Não há qualquer dúvida de que Matilda vai vencer, mesmo assim, esta maravilhosa história está longe de ser previsível.”

Eu peguei esse livro pra ler porque tinha gostado das minhas experiências anteriores com o Dahl, além de adorar histórias infantis. Pra completar minha tríade de motivos, devo ter visto o filme inspirado no livro umas 500 vezes, então tinha mesmo que ler. Não me arrependi, porque foi como rever o filme só que ainda melhor – sempre prefiro os livros, impressionante! A narrativa é simples e fácil de entender, além de divertida. Road Dahl realmente sabe alcançar seu público, e o livro é doce e com gosto de infância. De ler em uma sentada!

As personagens são as mesmas do filme, então você vai ler e rever a infância, se era tão fã quanto eu. Matilda é adorável e minha personagem preferida, além de sua amiga Lavender, que é fofa e delicada. Acho que Matilda toca todos os corações leitores, já que ela também é apaixonada por livros, e toda menininha sozinha acaba por se sentir na pele dela. “Matilda” é um livro doce, com uma história fofa e divertida, que eu recomendo bastante.

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “Matilda (Matilda) – Road Dahl

  1. Eu aaaaamo o filme! Fez parte da minha infância! Amei sua resenha! Me deu vontade de lê- lo.

Tem algo a acrescentar?