Mau Começo (Bad Begin) – Lemony Snicket

Oi gente! Eu andei reparando que muitos blogs tem seções, coisa que eu não sou muito boa em manter (vou deixar só o “Essa semana” por enquanto, as quartas feiras)… e eu reparei que tem dois projetos pra esse blog que eu não “tirei do papel” ainda, o que me deixou meio ansiosa pra começar pelo menos um, então hoje foi o dia escolhido^^. E não é por causa do título que vai ser um “Mau Começo”, né? 😉

Bom, pra quem não sabe, eu sou fã absoluta da série “Desventuras em Série”, mas como ela é muuito grande, eu ainda não tinha tido coragem de resenhar aqui, afinal, imagina se eu fosse fazer um post atrás do outro, como foi com “A Mediadora”? Mas aí resolvi: todo mês vai vir a resenha de um dos livros da série (ou seja, daqui um ano e um mês eu tenho que ter terminado), e quando eu terminar de resenhar os livros, eu resenho aqueles que foram lançados depois e que complementam a história, ok? Vou aproveitar pra terminar de comprar os livros a medida que for postando aqui (sim, são treze e eu só tenho 7 deles :( ). Vamos começar?

Bom, “Mau Começo” é o primeiro livro da série, e aqui conhecemos Violet (14 anos), Klaus (12 anos) e Sunny (um bebê de idade não revelada) Baudelaire. Eles são filhos do casal Baudelaire (o nome deles? um dos mistérios do livro!), e vivem em uma mansão maravilhosa, com uma biblioteca gigantesca, onde Klaus passa bastante tempo (ele é o “leitor compulsivo” dos três); os pais Baudelaire deixavam seus filhos passarem o dia na praia de sal de vez em quando, como se estivessem de férias, com o tanto que voltem antes do jantar, e é nessa praia que a história deles começa. Violet está olhando para a água e pensando em uma invenção (ela é a inventora dos três), quando o Sr. Poe, um amigo de seus pais, chega com uma notícia que arrasa a vida dos Baudelaire como eles conhecem: eles estão órfãos, e precisam se mudar para a casa dele até que um tutor seja encontrado.

Quando eles vão para a casa de seu tutor (um parente distante que eles nunca viram), eles começam a sofrer uma série de desgraças, que vão se estendendo pelos próximos 12 livros. Sim, e isso tudo porque o tutor monocelhado-tatuagem-de-olho-no-tornozelo-esquerdo-e-do-mau Conde Olaf, quer roubar a fortuna deles a qualquer custo! Os órfãos são obrigados a cozinhar, cuidar da casa, aguentar as tiranias e planos do conde, além de nunca serem ouvidos pelos adultos quando denunciam todas as atrocidades que passam, inclusive Sunny, o bebê, que também tem que fazer tarefas na casa! A pior parte é que isso só acabará quando Violet se tornar maior de idade e puder assumir a fortuna do Baudelaire, podendo, assim, sair da casa de seu tutor.

A série é cheia de “elementos-infantis-sombrios”, que tornam o livro muito agradável! Muitos mistérios vão surgindo ao longo da trama, e os irmãos enfrentam tudo com coragem e genialidade. É uma ótima série infanto-juvenil, e nela não acontece como, por exemplo, em Harry Potter, onde cada livro representa um ano. Pra vocês terem ideia, só temos um aniversário de um dos irmãos no sétimo livro! Cada um deles têm um talento (a Sunny tem o de morder coisas muito duras), e esses talentos vão sendo usados ao longo dos livros pra resolver todos os problemas em que eles se metem! Totalmente recomendado, é bom pra incentivar o gosto da leitura em crianças e pré-adolescentes, e pra deixar nós, jovens adultos, completamente apaixonados pela trama!

Gostaram? Espero que sim! Minha ideia é que os interessados leiam a série e acompanhem o resumo dela aqui! Vale a pena, viu? Beijos a todos e até a próxima!

Desventuras em Série”:

1- Mau começo

2- A Sala dos Répteis

3- O Lago das Sanguessugas

4- Serraria Baixo Astral

5- Inferno no Colégio Interno

6- O Elevador Ersatz

7- A Cidade Sinistra dos Corvos

8- O Hospital Hostil

9- O Espetáculo Carnívoro

10- O Escorregador de Gelo

11- A Gruta Gorgônea

12- O Penúltimo Perigo

13- O Fim

IMDb do filme inspirado na série de livros.