A Menina sem Qualidades (Spieltrieb) – Juli Zeh

Oi! Hoje acaba meu recesso e minha rotina começa a voltar, então precisei escolher um livro que fosse acompanhar os primeiros dias de volta ao trabalho. Escolhi um que me foi indiretamente recomendado – e vou explicar isso mais pra frente. É dia de “A Menina sem Qualidades”.

a-menina-sem-qualidades1

“Em uma escola do extremo oeste alemão, na cidade de Bonn, se desenvolve a história de uma obsessiva dependência entre Ada e Alev, dois jovens estudantes que constroem uma relação de amizade capaz de ultrapassar todas as fronteiras da moral, da compaixão e das relações previsíveis. Ambos escolhem o professor Smutek como alvo de uma chantagem. Ada, uma estudante de 14 anos, é recém chegada na escola Ernst-Bloch. De inicio ela provoca pouca curiosidade, mas esse é apenas o primeiro passo de uma empolgante historia. Enquanto no gigantesco mundo político as vanguardas do que é bom ou mau se subvertem, no microcosmo da escola Ernst-Bloch se desenvolve uma historia vibrante, com uma série de acontecimentos que conduzem o professor Smutek a uma orgia de violência contra seus alunos.”

Eu conheci este livro por causa da série brasileira que foi inspirada nele. A MTV produziu em 2013 uma série baseada no livro, e um amigo, que já me indicou outros livros e que eu já mencionei aqui outras vezes (aqui e aqui) me disse que era boa, que eu devia assistir; eu o fiz e, pouco depois, vi o livro na livraria, recém traduzido para o português (ainda que tenha sido escrito em 2004) mas não o comprei. No fim do ano passado, no entanto, não resisti, e acabei por em ir busca dele; quase não o encontro! Estava esgotado na maioria dos lugares, mas por fim encontrei um exemplar – que devorei antes de ir para Paris.

A narrativa é fácil de entender, então a leitura acaba por ser rápida. O livro é médio, em termos de tamanho, minha edição tem 508 páginas de história, mas a história é tão fascinante que é daqueles que se devora depressa, na curiosidade de saber o que acontece; atenção, no entanto! Não é um livro para ser lido de forma descuidada, já que os questionamentos morais e os conceitos desenvolvidos (ou mostrados) pelas personagens são dignos de rodas de discussão que tomariam horas, então para aproveitar a leitura de verdade, é bom ter atenção.

As personagens são, provavelmente, o que fazem com que o livro seja tão incrível: Ada, Alev e Smutek (que na série da MTV se chamam Ana, Alex e Tristán) formam uma tríade à princípio estranha, e, à medida que a história avança, um time, e um que funciona bem. Minha personagem preferida foi Ada, porque me identifiquei com muitas coisas sobre ela: sua antissociabilidade, a aparência comum, que desaparece na multidão, a leitura compulsiva (ainda que sejamos impulsionadas por motivos diferentes) e o ligeiro desprezo que ela carrega me fizeram sentir aquele reconhecimento de quando encontramos alguém muito parecido – e também muito diferente, afinal, não sou idêntica a Ada nem ela a mim. Alev e Smutek se tornaram secundários quando comparados à personagem título, que carrega consigo uma inteligência tão impressionante que assusta os que estão em volta.

Este livro foi, definitivamente, o mais inquietante que eu li em 2014. A história e as personagens que a formam mexeram comigo de uma forma inexplicável, do jeito que só a literatura – e raros episódios de realidade – conseguem. Recomendo a leitura para todos e qualquer um – todo mundo pode aprender um pouco com a Ada.

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!

Para conhecer mais a história:

Esse post super legal do Papo de Homem

IMDb do filme inspirado no livro

1º episódio da série da MTV no youtube


6 thoughts on “A Menina sem Qualidades (Spieltrieb) – Juli Zeh

  1. Es de que estado? Deu vontade de lêr.E sobre seu hábito de leitura,eu lia muito e fiquei anos sem ler e to voltando agora,gostaria de ajuda,em quanto tempo vc lê um livro?

    • Oi Pâmela! Sou do DF, nasci em Taguatinga, Região Administrativa de Brasília! Eu sempre li muito, então leio depressa: um livro como esse, se eu tiver a manhã disponível, leio em 5 horas, mais ou menos. Se tiver de partir a leitura em vários momentos diferentes do dia aí demoro mais, mas ainda assim eu sou bem ligeira! =)

      Beijos e obrigada pela visita!

    • Oi Ana! Eu o comprei na Fnac, era o último exemplar da loja! Na Cultura do CasaPark também tinha, mas também só um, então não sei se você ainda encontra!

      Beijos, obrigada pela visita!

  2. Tambem sou de bsb! sabe me dizer algum lugar que troca livros?tenho tantos guardados que queria trocar..
    Ah! onde comprou esse? em bsb ?

    • Oi Pedro! Olha, você pode procurar os sebos pra ver se algum deles faz trocas. Fora isso no skoob tem sempre alguém querendo trocar livros, mas é bom checar as referências de trocas anteriores!

      Beijos e obrigada pela visita!

Tem algo a acrescentar?