Moulin Rouge (Moulin Rouge) – Pierre la Mure

Oie! Não disse que tinha post todo dia essa semana? Então, até agora, tudo certo! rss! Hoje é literatura clássica, mas nem por isso chata ou desagradável! Pierre La Mure é um escritor francês que nesse livro nos mostra o submundo da Paris boêmia no século XIX. Acho que vocês já perceberam que eu gosto do submundo, né? Vide “Uma Estrela Chamada Henry” e minha lista de livros lidos no skoob!

blog

Bom, eu sei que quando eu falo em Moulin Rouge muita gente pensa no filme, com a Nicole Kidman e o Ewan McGregor, massssssss… não é! kkk! Aqui nós lemos sobre a história do Toulouse -Lautrec. Aquele pintor pós-impressionista que a gente estuda na escola, sabe? Pois é, ele mesmo!

Ele nasce normal, como toda criança, mas desenvolve uma doença que atrofia suas pernas, e que deforma sua aparência de tal forma que ele chega a ouvir de uma mulher que ele nunca será amado por ninguém. Aquele homem sensível, tão cheio de arte, não poderia ser amado por ter uma aparência considerada repulsiva. Ele se torna um homem bêbado, mal amado e torturado por suas lembranças, enquanto faz amizade e interage com grandes nomes das artes, como por exemplo Van Gogh (aquele dos girassóis, sabe?)!!

O livro é triste e alegre, lindo e feio, uma contradição de sentimentos que deixa qualquer um de queixo caído por sua riqueza em detalhes e pelo sentimento de fazer parte daquela Paris perdida no tempo! É de deixar arrepiada, de verdade! Leitura recomendada, especialmente para os dias daquela preguiça onde a gente não quer levantar do sofá, sabe? Pois é, nesses dias! Pierre la Mure foi uma ótima descoberta! =) [O filme do Baz Luhrmann (o da Nicole Kidman) traz o nosso protagonista, lá chamado de Henri, se não me engano, e sendo uma personagem secundária, que sofre pelo amor do casal principal. Lindo de viver!]

Antes que eu me vá, lembra da novidade que eu andei prometendo? Pois é, lá vai: eu estou escrevendo no blog “O dia da Lila”, da minha grande amiga Larissa Rehem, que me chamou para ser colaboradora da parte “cultural” (livros, filmes, músicas, seriados) e meu primeiro post saiu hoje! É sobre o seriado True Blood, e vocês são super bem vindos para conhecer o meu trabalho lá também!

Beijinhos a todos, e até amanhã!


One thought on “Moulin Rouge (Moulin Rouge) – Pierre la Mure

  1. Pingback: Paris: Passeios - O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?