O Chamado do Cuco (The Cuckoo’s Calling) – Robert Galbraith

Oi! Agora que o aniversário passou me sinto menos melancólica, então resolvi aproveitar o dia de série no blog pra começar a falar de uma nova. Pra quem não sabe, essa série é, na verdade, escrita pela J. K. Rowling, e o pseudônimo foi uma forma que ela encontrou de saber se as pessoas realmente gostavam de seu trabalho ou se era apenas o peso de seu nome que levava fama a seus livros. Hoje é dia de “The Cuckoo’s Calling” (preciso dizer que o título vai na língua em que eu li o livro?).

“Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Com a ajuda da secretária e assistente, Robin, ele mergulha na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho, procurando respostas para um crime que nem a Scotland Yard solucionou.”

No fim do ano passado, quando comprei esse livro, ele já tinha sido lançado, feito sucesso, tido sua verdadeira autora descoberta e uma sequência já tinha sido anunciada. Surpreendentemente pra mim, eu não sabia de quase nada, a não ser que ele tinha sido escrito pela J. K. Rowling sob pseudônimo e que eu ainda não o tinha visto para vender em inglês na livraria que costumo frequentar. Encomendei uma cópia e a devorei no minuto que chegou aqui em casa, em janeiro, pouco antes de eu viajar. Adoro histórias de detetive desde criança, e não pude deixar de querer ler uma que foi escrita por uma das minhas autoras preferidas!

Bom, comecemos pela história. O mistério é ótimo, e a atmosfera com que é combinado é melhor ainda: nada como um detetive cheio de problemas pessoais para serem resolvidos que lida com um mistério que, por si só, é cheio de outros problemas (alô amor pelo submundo!). Vou admitir que não descobri quem era o culpado até a revelação final e que fiquei positivamente surpresa, mas também devo admitir que, apesar de devorar histórias de detetive, só acerto o culpado em mais ou menos 50% dos casos!

As personagens são muito boas, ainda que não totalmente desenvolvidas – o que não é de se surpreender, visto que o livro é parte de uma série -, então o pouco que pudemos ver delas aqui já dá um gostinho do que vem depois, e é muito bom ver como todos evoluem (estou falando isso porque já li o primeiro livro da sequência, “The Silkworm” [ainda não lançado no Brasil]). Minhas personagens preferidas são o protagonista, Cormoran Strike, e sua assistente, Robin: acho que formaram uma boa dupla e gostei de como entraram na vida um do outro. Não gostei muito de Matthew, noive de Robin, e isso só se aprofundou mais no livro seguinte. No todo, um livro muito bom, parte de uma série muito promissora! J. K. se superou de novo, e eu mais que recomendo a leitura!

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!

Série Cormoran Strike:

1- The Cuckoo’s Calling (O Chamado do Cuco)

2- The Silkworm (O Bicho-da-Seda) [ainda não lançado no Brasil]


4 thoughts on “O Chamado do Cuco (The Cuckoo’s Calling) – Robert Galbraith

    • Oi Camis!

      Entendo sua ideia, então sugiro que leia os dois depressa! rss! Eu amei, tanto o “Morte Súbita” quanto este aqui, e o segundo da série, “O Bicho da Seda”, é ainda melhor! Garanto que vale a leitura!

      Um beijo!

  1. Pingback: O Bicho-da-seda (The Silkworm) - Robert Galbraith

  2. Pingback: Vocação para o Mal (Career of Evil) – Robert Galbraith | O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?