O Diário da Princesa (The Princess Diaries) – Meg Cabot

Oi! Voltei a trabalhar (mas ainda não completamente na minha rotina de sempre) e resolvi, também, começar uma série nova. Anos depois do lançamento do último livro desta série, sua autora resolveu escrever um 11º livro, que vai contar as desventuras de uma Mia adulta e prestes a se casar. Como eu já sei que vou querer devorar o livro no minuto que for publicado, vou logo começar as resenhas por aqui, assim vocês têm todas antes do novo lançamento – eu espero! É dia de “O Diário da Princesa”.

princess_diaries_cover

“Mia Thermopolis é uma aluna do nono ano completamente comum. Mesmo que ela viva em Greenwich Village com uma mãe solteira que é uma pintora semi-famosa, Mia ainda coloca seus Doc Martens e as coisas mais emocionantes com que sonha são beijar o sexy sênior Josh Richter “1,80 de gostosura” e passar Álgebra I. Até que seu pai chega à cidade e joga uma grande bomba: acontece que ele não é apenas um político europeu como ele sempre a fez acreditar, mas, na verdade, o príncipe deste país! E Mia, sua única herdeira, é agora considerada princesa de Genovia! Ela ainda não sabe como começar a lidar com a situação, e, se esta notícia não fosse ruim o suficiente, a mãe de Mia começa a namorar seu professor de álgebra, os paparazzi estão aparecendo na escola, e ela está em uma enorme briga com sua melhor amiga, Lilly. Quanto mais pode essa relutante Cinderela aguentar?”

Eu comecei a ler esta série quando era bem novinha, ainda no ensino fundamental, mas não me lembro quando exatamente e também não me lembro quem me emprestou os livro. O que eu me lembro é que nos anos subsequentes sempre tinha alguém lendo um dos livros novos e eu sempre conseguia emprestado, até que, por fim, resolvi comprar meus próprios exemplares (e não terminei de fazer isso até hoje).

A história é muito divertida, especialmente porque é narrada no diário da Mia (daí o nome da série) e ela é muito engraçada! É uma típica adolescente que quer fazer a diferença no mundo ao mesmo tempo em que quer se descobrir, mas não sabe direito como fazer nem uma coisa nem outra, e acaba se atrapalhando bastante. A narrativa é super tranquila, afinal é uma história para adolescentes e crianças, e a Meg já trabalha com este público desde o início da carreira. Eu gostei muito deste primeiro livro da série especialmente porque ele é uma ótima introdução pro universo da Mia, e nos deixa suficientemente curiosos pra querer saber o que vem em seguida.

As personagens são ótimas, e minha preferida depois da mia foi a avó dela, que passa longe da versão elegante e contida que é no filme: no livro a Mia tem sempre de chamá-la de Grandemère (avó, em francês) e aguentar os chiliques mais absurdos da Princesa Viúva. Os pais de Mia também são super legais, e Lilly, a melhor amiga dela, é menos chata neste primeiro livro. Chega uma hora em que ela não é mais tão legal, mas falo disso mais pra frente! No mais é uma série boa e divertida, cheia de momentos fofura e que eu recomendo bastante!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima!

Série “O Diário da Princesa”:

01- O Diário da Princesa

02- A Princesa sob os Refletores

03- A Princesa Apaixonada

04- A Princesa à Espera

04 e 1/4- Valentine Princess

04 e 1/2- Princess Project

05- A Princesa de Rosa Shocking

06- A Princesa Em Treinamento

06 e 1/2- O Presente da Princesa

07- A Princesa na Balada

07 e 1/2- Sweet Sixteen Princess

08- A Princesa no limite

09- Princesa Mia

10- Princesa Para Sempre

 

– Lições de Princesa


9 thoughts on “O Diário da Princesa (The Princess Diaries) – Meg Cabot

  1. Pingback: A Princesa Sob os Refletores - Meg Cabot - Mundo da Marina

  2. Pingback: Princesa Apaixonada (Princess in Love) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  3. Pingback: Princesa em Treinamento (Princess in Training) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  4. Pingback: Princesa na Balada (Party Princess) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  5. Pingback: Sweet Sixteen Princess – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  6. Pingback: Princesa no Limite (Princess on the Brink) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  7. Pingback: Princesa Mia (Princess Mia) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  8. Pingback: Princesa Para Sempre (Forever Princess) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

  9. Pingback: Lições de Princesa (Princess Lessons) – Meg Cabot | O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?