O Guardião de Memórias (The Memory Keeper’s Daughter) – Kim Edwards

Oi fofos! Quem conhece o livro de hoje? Mesmo que não conheçam o livro, aposto como conhecem um enredo parecido, já que até novela brasileira teve tema parecido com “O Guardião de Memórias”, quer ver?

Essa é a sinopse oficial do livro: “Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina.” Arrepiante, né? É um livro muito bom, e é lindo, mas só deve ser lido por aqueles de coração forte… A escolha de David Henry em relação a sua filha recém-nascida e portadora de síndrome de Down surpreende, mas com uma mente aberta que consegue se ver como o médico vivendo nos anos 60 pensava, é possível compreender o porque da decisão, mas eu não diria que dá pra aceitar…

Norah Henry se mostra uma mulher forte e decidida a medida que o tempo passa, e Caroline Gill é uma rocha! Mas na minha opinião, as personagens mais supreendentes são o Al, pai adotivo da Phoebe, e os gêmeos, Phoebe e Paul. São muito fortes e tem muito caráter, além de terem seus fantasmas…

O Paul me surpreendeu pela raiva que carrega consigo por tantos anos, a Phoebe pela doçura, teimosia e independencia, e o Al por ser tudo aquilo de que a Caroline e a Phoebe necessitavam. Senti falta de ver a narrativa sob a perspectiva da Phoebe e do Al, e senti que o livro me deixou muito pra baixo, então vai o aviso: NÃO LEIA SE VOCÊ APRESENTA QUADRO DE DEPRESSÃO. Sério, não vai fazer nenhum bem! No mais, eu recomendo a leitura!

Gostaram? Espero que sim! Até a próxima gente! Beijos!


One thought on “O Guardião de Memórias (The Memory Keeper’s Daughter) – Kim Edwards

  1. Pingback: Essa Semana #8 - O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?