O Herdeiro – Emerson David de Lima Andrade

Oi! Quase não saí da cama hoje, prenúncio de uma semana que não começa muito bem. Acabei por escolher falar de um livro que detestei, apesar de ter esperado, de verdade, que não fosse o caso. Hoje é dia de “O Herdeiro”, que foi um presente da minha mamma e do meu padrasto.

herdeiro

“Cercado por um mistério inacabável, Devid Darkvield e seus amigos Henrique Todstone e Angel Dawning começaram a passar por provações alucinantes onde o pior tende sempre a piorar. Quando um grupo de fragmentos misteriosos de um meteorito começa a afetar os seres humano, Devid, Henrique e Angel adquirem poderes sobrenaturais. O problema é que com essa epidemia se alastrando e tudo parecendo inteiramente cercado pela dúvida, Devid será obrigado a caçar esse fragmentos antes que tanto poder caia nas mãos erradas. Nessa busca ele enfrentará criaturas inimagináveis como aliens, seres flamejantes e até mesmo dragões, mas o pior será deparar-se com Orion, um vilão implacável que não medira esforços para conseguir o que tanto quer. Juntos, os três embarcaram numa jornada onde o fim parece não chegar e onde o perigo é constante. Além disso, a Terra está ameaçada por uma terrível profecia e o tempo parece está contra eles. O Grupo X (Equipe formada por Devid, Henrique e Angel) terá que escolher entre proteger seus familiares ou salvar o mundo. Uma escolha difícil que fará Devid vivenciar seus piores pesadelos. E nesse verdadeiro jogo contra o tempo, eles irão aprender da maneira mais dificil os verdadeiros valores da vida e da amizade. Um acontecimento história está para acontecer e Devid e seus amigos terão suas vidas modificadas de uma forma tão drástica que nada mais será igual.”

Achou vários erros na sinopse? Achou que está mal escrita e mal revisada? E que a história parece longa e confusa? Todos esses são problemas que estão no livro – e provavelmente estão na sinopse porque ela foi escrita pelo próprio autor na página do livro no skoob. Geralmente eu uso uma sinopse oficial e dou minha opinião sobre o livro depois e no caso deste aqui a própria sinopse revelou alguns dos maiores problemas que eu encontrei.

Eu realmente queria ter gostado do livro, já que foi um presente e que eu logo soube que tinha sido escrito por um adolescente brasileiro: nem todo mundo consegue ser publicado, ainda mais em um mercado que prioriza as traduções de best-sellers, então eu queria conhecer a história que tinha ajudado este menino a se publicar… infelizmente me pareceu que o livro não foi revisado ou editado, já que a história em si é formada por 261 páginas que se assemelham muito à sinopse. Sem contar que as personagens são simplesmente as piores que eu já vi: o protagonista, Devid, é um chato e chorão que numa página resolve não lutar mais e na seguinte está correndo em direção às batalhas gritando frases de efeito. Seus amigos são apenas maiores extensões de pessoas igualmente incoerentes e sem noção nenhuma, e o efeito é simplesmente terrível.

Não recomendo esse livro pra ninguém, infelizmente. Não consegui pensar em um público que fosse se beneficiar da leitura de um livro tão fraco. Pena, porque sempre precisamos de (BONS) novos autores nacionais.

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “O Herdeiro – Emerson David de Lima Andrade

  1. Oi, Nina.
    Amei a sinceridade!
    Vejo muito autor nacional reclamar da falta de oportunidade, ou dizer que não teve grana para pagar um revisor e por isso o livro saiu com tantos erros… Mas já pela sinopse deu para perceber que o que faltou não foi revisão, mas sim falta de estudo mesmo. A sinopse contém erros primários de português…
    É uma pena mesmo!
    Beijos
    Camis

    • Oi Camis!

      Pra ser sincera eu fiquei com receio de fazer essa resenha. Lembrei daquele problema que você teve uns anos atrás, e fiquei me perguntando se aconteceria comigo, mas resolvi que precisava ser franca: só porque é um autor que tem chances de conhecer minha opinião eu ia fingir que não é um dos piores livros que eu já li?

      E acredite, o texto em si é como a sinopse MUITO piorada, com uma historinha tão péssima que quase que, pela primeira vez na vida, eu abandonei um livro!

      Um beijo! =)

Tem algo a acrescentar?