O Iluminado (The Shining) – Stephen King

Oi! Desculpem pela demora pra sair a resenha hoje; estou aproveitando os últimos dias de férias pra descansar no meu horário biológico normal -que infelizmente não é o mais comum no mundo… Escolhi pra hoje um livro que foi presente de aniversário, e que eu amei! É dia  de “O Iluminado” (que, ó novidade, virou filme).

4

“Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.”

Bom, eu na verdade comecei a ler esse livro anos atrás, através da biblioteca pública da minha cidade, mas tive que parar por algum motivo que não lembro. Quando a Ivy me deu o livro de presente no ano passado eu fiquei super feliz e tratei de devorá-lo. A narração é bem compreensível é tranquila, estilo clássico do King. A história dá medinho mas não é tão apavorante que não dê pra ler. Pra evitar medos maiores eu nunca a lia de noite, no entanto! Hahaha!

As personagens são muito boas, e eu gostei particularmente do Jack Torrance, que foi desenvolvendo a loucura lentamente; achei que esse desenvolvimento acompanhou bem o clima da história e as personagens, então formou um conjunto bem harmônico. Gostei do próprio hotel também, já que ele é uma personagem (e das mais apavorantes, diga-se de passagem), e de Dick Halloran, o outro iluminado da história. Danny e Wendy não são personagens ruins, mas não são tão legais quanto as outras três que eu já mencionei. Não achei que as personagens secundárias foram tão interessantes assim, por isso não menciono ninguém em particular. Depois de muitos anos da publicação do livro e do sucesso que ele fez – ainda mais depois de virar um filme (que o King detestou) – uma continuação foi escrita, mostrando Danny adulto, anos depois dos eventos que aconteceram no Overlook. Ainda não tive a chance de ler, mas pretendo fazê-lo assim que der! No todo é um livro bem legal, que eu recomendo bastante, especialmente pra quem quer ler uma boa história de terror!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana pra todos nós e até a próxima!

Danny Torrance“:

01- O Iluminado

02- Dr. Sono


Tem algo a acrescentar?