O Lago das Sanguessugas (The Wide Window) – Lemony Snicket

Oi gente! Tudo certo com vocês? Eu andei meio doente mas já estou bem melhor! Tanto é que vim mostrar pra vocês o livro do mês da coleção “Desventuras em Série”. Já estamos no terceiro mês! Tá passando rápido, né? Bom, vamos nessa então? O livro de hoje é “O Lago das Sanguessugas”.

No caso dessa coleção não é dar spoiler começar a resenha com “depois das desgraças do livro anterior”, afinal, os irmãos Baudelaire não tem mesmo sorte! Depois de terem que ir para a casa de mais um tutor, Violet, Klaus e Sunny vão para a casa de Tia Josephine, sua nova tutora. A casa dela é a coisa mais assustadora de todas, e sabem porque? Fica na beira de um abismo que dá para o Lago Lacrimoso! Parece que vai cair a qualquer momento!

Qualquer um que veja a casa vai pensar: “que pessoa mais corajosa deve morar aqui!”, e não poderia estar mais enganado(a): Tia Josephine é a criatura mais medrosa do mundo! Pra vocês terem uma ideia de como ela é, na primeira noite dos meninos na casa dela está fazendo um frio enorme, e o que ela serve pra eles comerem? Caldo frio de pepinos(segundo o autor, essa receita é uma delícia em dias quentes!). E sabem pq isso? Ela tem medo de acender o fogão e explodi-lo! Eu sei, loucura! Ela é tão cheia de esquisitices, que morar com ela é meio estranho! Isso tudo se deve ao fato de ela ter perdido Belo seu marido, que era o homem que dava coragem a ela para fazer tudo na vida dela, para as sanguessugas do Lago Lacrimoso (por sinal isso a deixou com medo do lago também).

Tia Josephine é viciada em gramática, e vive corrigindo os outros(um hábito DESPREZÍVEL de quem não sabe nem uma gota de linguística e fica querendo se mostrar – prontofalei!), e a biblioteca da casa dela tem váááários livros de gramática, parece uma biblioteca especializada! Bom, ela é estranha, a casa é estranha, mas os meninos parecem estar vivendo relativamente bem. Violet já está pensando em inventos pra ajudar Tia Josephine a enfrentar seus medos, Klaus está se distraindo com a biblioteca, e Sunny está encontrando coisas para morder, quando ele retorna. Sim, ele mesmo: o Conde Olaf. Dessa vez ele vem disfarçado de Capitão Sham, e conquista Tia Josphine, colocando os órfãos em risco, afinal, boa coisa aquele homem horrível não pode querer né? E é a partir daí que a ação se desenrola, com os órfão tentando abrir os olhos de todos, e ninguém acreditando neles!

Essa série é ótima, e é importante destacar que o grande mistério que está por trás de tudo começa a se desenhar com mais detalhes mais pra frente, nos próximos livros, mas já dá pra começar a ter uma ideia desde o primeiro livro. Pra quem não sabe, vários livros relacionados à coleção foram lançados posteriormente, sendo que nem todos chegaram ao Brasil ainda, mas é interessante reparar que toda a coleção é uma grande teoria da conspiração contra esses meninos, e chega a envolver – pasmem – o próprio autor!

Não se preocupem que essas informações não são spoilers, ok? Vale a pena ler, mas se você estiver sem coragem de comprar todos os livros, peça emprestado pra alguém, tente encontrar em bibliotecas (aqui em Brasília tem em algumas bibliotecas de escolas públicas!), mas não deixe de dar uma chance pra essa série infantil divertidíssima, ok? Espero que tenham gostado! Se tiverem qualquer sugestão, já sabem, né? Só deixar um comentário! Beijos a todos e até a próxima!

Desventuras em Série”:

1- Mau começo

2- A Sala dos Répteis

3- O Lago das Sanguessugas

4- Serraria Baixo Astral

5- Inferno no Colégio Interno

6- O Elevador Ersatz

7- A Cidade Sinistra dos Corvos

8- O Hospital Hostil

9- O Espetáculo Carnívoro

10- O Escorregador de Gelo

11- A Gruta Gorgônea

12- O Penúltimo Perigo

13- O Fim