O Penúltimo Perigo (The Penultimate Peril) – Lemony Snicket

Oi, como foram de fim de semana? Estou de férias do trabalho esta semana, mas, na prática, esse período que seria de descanso está sendo para tirar o atraso dos estudos, portanto hoje vamos ao penúltimo volume de “Desventuras em Série”, não por um acaso entitulado “O Penúltimo Perigo”. Pra quem já acompanha minhas resenhas dessa série, deve achar meio chato o fato de eu não dar tantos detalhes sobre o que acontece, mas a verdade é que se eu falar muito sobre o que eu acho, sem ser da forma superficial que eu ando fazendo, ia dar spoilers (coisa que, especialmente no caso dessa série, não seria legal).

“Quem, em prantos, seguiu as Desventuras em Série publicadas pela Companhia das Letras, vai chorar ainda mais com o 12º e último livro antes do último livro da terrível coleção de Lemony Snicket. Nele, os órfãos Baudelaire enfrentam o odioso Conde Olaf no Hotel Desenlace, onde os horrores se sucedem: uma vilã vestida de alface, gente furtiva perambulando no porão, um relógio sinistro, um açucareiro perdido, uma lavanderia com Cerramento Supravernacular Complexo, um tribunal vendado, pessoas nobres e pérfidas no mesmo barco e um final terrivelmente surpreendente. Porém, o que contém o açucareiro, e o que é C.S.C.? Só saberemos, talvez, num igualmente misterioso 13º volume.”

Quando se diz na sinopse que o final é surpreendente, acreditem, ELE É. Uma coisa eu posso dizer sobre a série sem dar spoilers: é uma grande confusão (porém organizada. Faz sentido?) de informações, e nem todas as informações são úteis ou verdadeiras ou mesmo importantes para a história… mas você só sabe o que vai fazer diferença, ou não, à medida que vai lendo os livros. Este volume é marcado por alianças – totalmente – inesperadas e pelo retorno de personagens dos livros anteriores (alguns, inclusive, que ninguém gostaria de rever).

Leiam o livro (se não leram a série, podem começar! É infanto-juvenil mas é maravilhosa!), tenham uma boa semana, e até a próxima!

Desventuras em Série”:

1- Mau começo

2- A Sala dos Répteis

3- O Lago das Sanguessugas

4- Serraria Baixo Astral

5- Inferno no Colégio Interno

6- O Elevador Ersatz

7- A Cidade Sinistra dos Corvos

8- O Hospital Hostil

9- O Espetáculo Carnívoro

10- O Escorregador de Gelo

11- A Gruta Gorgônea

12- O Penúltimo Perigo

13- O Fim

P.S.: aqui, sobre o filme inspirado nos primeiros quatro livros da série.


One thought on “O Penúltimo Perigo (The Penultimate Peril) – Lemony Snicket

  1. Pingback: O Fim (The End) - Lemony Snicket - O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?