O Pistoleiro (The Gunslinger) – Stephen King

Oi! Eu sei que não devia começar mais uma série já que devo ter pelo menos três que ainda não foram encerradas mas não pude resistir! Eu comecei a ler o primeiro livro da série “A Torre Negra”, “O Pistoleiro”, quando tinha 16 anos, no terceiro ano do ensino médio. Minha amiga Chris me emprestou e eu comecei a ler na mesma hora, ávida! O problema é que o primeiro livro parece um teste de resistência!

“O Homem de Preto fugia pelo deserto e o Pistoleiro ia atrás.”, começa o livro. E continua assim, nessa perseguição, por basicamente toda a narrativa. Claro, outras coisas acontecem, outras pessoas aparecem (mas, acreditem, esse momento DEMORA a chegar) e aí parece que a história está caminhando. Só que ela para de novo! E mais um pouco de emoção vem, e aí… mais lerdeza na narrativa! O que aconteceu, tantos anos atrás, quando peguei o livro emprestado com a Chris? Devolvi sem terminar de ler e pensei “daqui uns anos, quando eu desenvolver o dom da paciência, eu pego pra ler de novo”. Bom, ano passado parei pra pensar e achei que tinha desenvolvido o tal dom o suficiente pra conseguir terminar. Consegui mesmo, mas foi um quase enorme! Como eu já falei sem parar sobre minha história com o livro, que tal conferir uma sinopse “oficial”?

“Conheça Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam “seguiu adiante”. Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá- lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu. O pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhara existir.”

Quando eu disse que o livro é um teste de resistência não quis dizer que ele é ruim, mas sim que é maçante. Eu compreendo, agora que estou no fim da série, que esse ritmo era importante para que o leitor ficasse preparado para o restante da história, que é bem mais dinâmica nos próximos volumes. É como se aqui precisássemos nos purificar para a jornada, e sentir um pouco o que são todos esses anos em que Roland perseguiu o homem de preto.

Aliás, falando em Roland, ele é bem durão. A história se passa em um mundo que parece um Velho Oeste americano, misturado com nossa realidade atual, a Idade Média e ainda uma realidade nossa que tenha evoluido ao contrário (da máxima tecnologia a um ponto onde energia é coisa de cidades grandes!), e Roland parece saber de tudo (com a passagem da série dá pra ver que não é bem assim, mas no início, não). Outra personagem importante é John “Jake” Chambers, um garoto que aparece no caminho dele e que representa o filho que Roland nunca teve. O menino é doce nesse primeiro livro, mas isso muda mais pra frente. E chega de resenha que se não eu entrego o final!

Resumo da ópera? Eu adorei a série, vou começar a ler o último livro agora, e recomendo com gosto que se vocês começarem a ler, tenham paciência: a narrativa melhora a partir do segundo livro. Leiam o livro, tenham uma ótima semana, beijos e até a próxima!

Série “A Torre Negra“:

01 – O Pistoleiro

02- A Escolha dos Três

03- As Terras Devastadas

04- Mago e Vidro

05- Lobos de Calla

06- Canção de Suzannah

07- A Torre Negra


6 thoughts on “O Pistoleiro (The Gunslinger) – Stephen King

  1. Pingback: A Escolha dos Três (The Drawing of the Three) - Stephen King

  2. Pingback: As Terras Devastadas (The Waste Lands) - Stephen King

  3. Pingback: Mago e Vidro (Wizard and Glass) - Stephen King - O Mundo da Marina

  4. Pingback: Lobos de Calla (Wolves of the Calla) - Stephen King

  5. Pingback: Canção de Susannah (Song of Susannah) - Stephen King

  6. Pingback: A Torre Negra (The Dark Tower) - Stephen King

Tem algo a acrescentar?