O Segundo Verão da Irmandade (The Second Summer of the Sisterhood) – Ann Brashares

Oi! Essa foi uma semana cansativa, e enquanto escolhia o que resenhar, me dei conta que nunca tinha dado continuidade às resenhas dessa série, e já tinha prometido que terminaria todas que já comecei. Hoje vamos revisitar as calças mágicas em “O Segundo Verão da Irmandade”.

o-segundo-verao-da-irmandade_4173961_177916

Esse é o verão do amor para a Irmandade. Um ano se passou desde as primeiras aventuras das meninas com as calças, e algumas coisas mudaram. Bridget não é mais a menina viva e sorridente de antes, e busca na casa da avó com quem nunca conviveu uma resposta para si mesma; Carmen está insegura com o relacionamento da mãe, e sente medo de ser deixada para trás enquanto Christina segue em frente; Lena está infeliz por ter terminado com Kostos, e seu coração sofre um aperto maior quando seu Bapi amado fica doente, e Tibby tenta se encontrar em outra cidade, procurando novos ares para si, mas se afasta de quem realmente é. As calças aguardam por mais um verão, por mais aventuras, e enquanto corações são quebrados e remendados, a Irmandade precisa se unir para superar os problemas que aparecem.

Assim como o primeiro livro, esse me fez chorar. E muito! A série é muito doce, e nos faz refletir sobre o que realmente importa, sobre as amizades que deixamos para trás e sobre como as que ficam em nossas vidas podem nos ajudar a seguir em frente, independente dos problemas. Como eu disse na resenha do primeiro livro, sinto que um pouco da personalidade de cada uma das meninas faz parte da minha, e me senti devidamente representada pela Ann, que tem um dom maravilhoso para se comunicar com seu público (e até com que não é público, já que eu não era mais adolescente quando li a série).

É uma série muito boa, com momentos doces e passíveis de reflexão, mas tenho que dizer, é meio melancólica! Nesse livro me identifiquei muito com a Lena, assim como no anterior, pela situação que ela vive com o Bapi dela, mas foi dolorido ler. Se você não quer gastar muitos lencinhos de papel, esteja de altíssimo astral quando pegar pra ler, pois alguns momentos são bem tristes! Os momentos alegres, no entanto, compensam os momentos tristes, e são em maior número! Só de escrever a resenha me deu vontade de reler a série! Um quinto livro foi lançado, e eu fiquei sabendo o que acontece nele por acaso, aí fiquei com vontade de ler, mas dividida se quero perder a imagem que tenho das meninas agora… vou pensar sobre o assunto e na próxima resenha da série conto o que – e se – eu decidi!

Espero que tenham gostado! Bom fim de semana e até a próxima!

Série “A Irmandade das Calças Viajantes“:

1- A Irmandade das Calças Viajantes

2- O Segundo Verão da Irmandade

3- Meninas de Calças: o Terceiro Verão da Irmandade

4- Para Sempre de Azul: o Quarto Verão da Irmandade

5- Sisterhood Everlasting (ainda não publicado no Brasil)


One thought on “O Segundo Verão da Irmandade (The Second Summer of the Sisterhood) – Ann Brashares

  1. Pingback: Meninas de Calças: o terceiro verão da irmandade - Ann Brashares

Tem algo a acrescentar?