O Tesouro na Rua – Cristovam Buarque

Oi! A semana começou com o início das aulas, e, como sou professora, meus horários ficaram mais apertados, por isso a resenha está saindo agora, quase meio dia. Em clima de volta às aulas e escolas se enchendo de alunos, escolhi um livro educativo, que eu mesma li quando estava no Ensino Fundamental. Vamos de “O Tesouro na Rua”.

tesouronarua

“A menina Jane e seu avô, para descobrir como o Brasil chegou aonde está e ao que é hoje, fazem uma fantástica viagem pelo Brasil através dos diferentes períodos de sua história; acompanhados da divertida e atrapalhada Dona Luzia, os dois viajam na história e vão aprendendo, assim, como nasceram todas as suas desigualdades e injustiças que hoje existem no país.”

Como eu contei lá em cima, eu li este livro quando estava no Ensino Fundamental. Devia ter entre 10 e 11 anos e já era a leitora voraz que sou hoje, então quando surgiu a oportunidade de estudar história através de um livro que “contava uma historinha” eu fiquei bem feliz e agarrei a oportunidade. Já contei aqui antes que sempre adorei história, então já era um assunto que me interessava, e o livro só me incentivou mais a ler sobre o assunto em diferentes meios, aqui através da literatura.

A história é bem pra crianças mesmo, mas adultos também podem gostar do resultado final, já que é uma narrativa que abrange a história do nosso país. As analogias que Jane e o avô criam são bem compreensíveis, e chegam a ser bonitas, como quando a menina fala sobre as riquezas naturais do país, por exemplo. Não é um livro para ser visto como um primor da literatura mundial, mas serve a seu propósito, e eu gostei bastante do conjunto formado pela história bem escrita e as personagens fofinhas. O trio principal é tão legal que não tive favoritos, gostei de todos, mas achei o final tristinho: acho que foi uma das primeiras vezes na minha vida que eu experienciei um final não totalmente feliz, e acho que esse tipo de coisa é importante para a formação de uma pessoa – e de um leitor! Recomendo bastante o livro, mas mais pra quem se interessa por história ou tem crianças em idade escolar por perto, já que existem livros com propostas semelhantes e que são mais adequados para adolescentes e adultos.

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “O Tesouro na Rua – Cristovam Buarque

  1. Eu tinha 11 anos quando li este livro,a professora solicitou que eu falasse um pouco sobre o assunto desta obra de Cristovam Buarque….foi muito bom.

Tem algo a acrescentar?