Os Contos de Grimm (Kinder- und Hausmärchen) – Jacob e Wilhelm Grimm

Oi! Acho que acordei meio nostálgica, lembrando de coisas agradáveis da minha infância, e aí resolvi escolher um livro especial pra resenhar. É o livro mais antigo que eu tenho, é de quando eu era criança, e me embalou vezes infinitas. É dia de conhecer um pouco mais as histórias mágicas dos irmãos Grimm em “Os Contos de Grimm”.

352737_934

Essa é a capa da edição que eu tenho, mas tirada da internet. A minha cópia está tão velhinha que não dá pra digitalizar e colocar aqui, e eu não achei uma imagem melhor, desculpem!

“Esse livro apresenta 49 contos clássicos dos irmãos Grimm. São histórias que, mesmo após dois séculos, continuam atuais, pela mestria com que foram contadas. Os autores passaram a vida pesquisando e transcrevendo contos populares e lendas e entraram para a história pelo seu feito. Hoje existem milhares de edições e adaptações de seus contos. Entre essa grande variedade, esse livro tem um diferencial: é mais completo no Brasil (com 49 contos) e é fiel aos textos dos autores, pois foram traduzidos direto do alemão, língua dos irmãos Grimm, pela consagrada escritora Tatiana Belinky, sem transformações no enredo dos contos.”

Eu tenho esta edição há tantos anos que não tenho ideia de quando foi que ela entrou na minha vida. Há uma inscrição feita dentro com o meu nome e o da minha irmã, um coração e a data 19/04/98, tudo em letrinha garranchada de criança (não sei de qual de nós duas), mas eu acho que o livro já estava aqui em casa há mais tempo. O fato é que esta edição, por ter mais histórias, me ensinou desde cedo algumas que não são conhecidas pela maioria das pessoas e algumas que ninguém que eu conheça já tinha ouvido falar.

Como são muitas histórias e muitas personagens, vou dar uma opinião mais geral sobre o livro; a linguagem é bem simples, pode ser compreendida por crianças sem nenhum problema. Isso não quer dizer que não vá agradar aos adultos, afinal a linguagem é simples mas não é infantilizada, então até hoje, quando eu leio pra minha sobrinha mais velha, me sinto tão animada quanto – ou até mais que – ela! É um livro delicioso de ler, cheio de histórias diferentes das que já conhecemos, e com finais mais próximos dos originais – tem vilão morrendo do jeito que, à época, se acreditava que mereciam! Um livro pra ler e reler, desde a infância até a vida adulta, quantas vezes e nos momentos que você achar necessário, sem contra indicação! Mais do que recomendado!

Espero que tenham gostado! Bom resto de semana para todos nós e até a próxima! (E fiquem ligados: sexta tem mais post sobre a viagem!)


4 thoughts on “Os Contos de Grimm (Kinder- und Hausmärchen) – Jacob e Wilhelm Grimm

    • Oi Pam! Não, não li ainda, mas tenho vontade! “Os Contos de Grimm” são, na minha opinião, essenciais na formação de um leitor – e de qualquer ser humano, sendo franca! Eu recomendo muito!

      Beijos e obrigada pela visita!

    • Camis, é uma edição antiga mas acredito que ainda esteja à venda, viu? E vale a compra, porque além das histórias incríveis, tem ilustrações simplesmente maravilhosas!

      Beijos!

Tem algo a acrescentar?