Para Sempre de Azul: O Quarto Verão da Irmandade (Forever in Blue: The Fourth Summer of the Sisterhood) – Ann Brashares

Oi! Dezembro chegou e 2013 está indo embora. Para ser sincera, mal posso esperar por 2014, e fico feliz por encerrar ciclos. Enquanto a passagem do ano não chega, um ciclo se fecha aqui no blog mesmo, ou seja, mais uma série termina de ser resenhada (é claro que há a controvérsia do 5º livro que eu não sei se lerei, mas até aqui é mais um fim). Vamos nos despedir das meninas em “Para Sempre de Azul: O Quarto Verão da Irmandade”.

Pode conter spoilers involuntários dos livros anteriores

“Enfim o último verão das Calças Viajantes. Lena mergulha na pintura, com medo que só venha a esquecer Kostos na hora em que voltar a vê-lo. Carmen tem uma amiga da faculdade que realmente quer um papel no teatro. Mas o que Carmen significa para ela? Bridget participa de escavações na Turquia e conhece um interessante professor de arqueologia, e Eric parece ficar distante em seus pensamentos à medida que o professor fica mais perto. Tibby deixa uma pessoa que ama para trás. Será que essa pessoa vai ficar onde ela deixou?”

Esse foi o livro que, provavelmente, mais me fez chorar, de toda a série. Aqui as meninas estão lutando com a vida adulta, sofrendo a ausência umas das outras, mas nem parecem capazes de perceber isso. Foi difícil ler e perceber que, mais do que tudo, elas precisavam das amigas mas não pareciam perceber isso. Me deu vontade de entrar na história e dar uma sacudida em cada uma delas, para que vissem como é precioso ter alguém que nos ama, que nos dá apoio e que entende nossas tristezas. Acho que essa angústia foi o que me fez ficar mais triste durante a leitura.

As personagens são as mesmas dos livros anteriores, e é parte da maravilha do livro perceber como cada uma delas evoluiu. Gosto particularmente da Lena, que passa de uma menina tímida e ansiosa no primeiro livro para uma mulher bem resolvida e madura no último – ainda que mantenha traços de sua tristeza e melancolia interiores (gosto disso também, pois se isso sumisse a personagem seria bem descaracterizada e aí todo o trabalho se perderia).

A escrita é aquela característica da Ann: clara, concisa, cheia de emoções e de lições importantes. Pra ler de coração cheio, mente aberta e sair da leitura com a sensação de que a vida começa agora, e que temos que valorizar quem está à nossa volta. Não leia essa série com o preconceito de que é infanto-juvenil e por isso você não vai gostar: ela tem lições importantes, é bem escrita e divertida, apesar de ter muitos momentos de choro. Muito mais do que recomendada!

É isso, mais um ciclo que se fecha. Espero que tenham gostado, boa semana para todos nós e até a próxima.

Série “A Irmandade das Calças Viajantes”:

1- A Irmandade das Calças Viajantes

2- O Segundo Verão da Irmandade

3- Meninas de Calças: o Terceiro Verão da Irmandade

4- Para Sempre de Azul: o Quarto Verão da Irmandade

5- Sisterhood Everlasting (ainda não publicado no Brasil)

IMDbs do primeiro e do segundo filme.


2 thoughts on “Para Sempre de Azul: O Quarto Verão da Irmandade (Forever in Blue: The Fourth Summer of the Sisterhood) – Ann Brashares

    • Oi Camis! Pois é, de certa forma uma pena, mas eu já fiquei sabendo o que acontece nele, e aí fiquei meio pensando se quero ler ou não… vou acabar lendo de qualquer modo, mas o receio fica, né?

      Beijos!

Tem algo a acrescentar?