Paris versus New York (Paris versus New York, a Tally of Two Cities) – Vahram Maratyan

Oi! Primeiro, desculpem pela demora pra liberar a resenha! É que eu acordei meio doente e precisei sarar depressa pra ir trabalhar, então a resenha ficou pra mais tarde. Segundo, hoje escolhi um livro especial, que não é literatura mas que não deixa de contar uma (e várias) histórias. É dia de “Paris versus New York”.

parisversusnewyork

“Vahram Muratyan é um jovem artista gráfico de origem armênia criado em Paris. Em 2010, depois de uma longa temporada em Nova York, ele criou o blog Paris versus New York como uma espécie de registro visual de suas experiências, um bem-humorado confronto entre duas das mais míticas cidades do mundo. O sucesso foi surpreendente e o blog teve mais de cinco milhões de visitas em um ano. A sofisticada batalha visual, travada por um amante de Paris vagando por Nova York, se transformou em livro e firmou o artista como um designer renomado, com uma carteira de clientes que inclui grandes nomes da moda, entre eles Prada e Chanel. Este amistoso confronto artístico é dedicado aos amantes de Paris, de Nova York e àqueles que estão divididos entre as duas cidades.”

torreestatua

Bom, eu já conhecia o blog “Paris versus New York“, e já namorava o livro há séculos, mas sempre adiava a compra. Aí na minha viagem para Paris estava na Shakespeare and Company e vi o livro lá, em uma das estantes. Não pude resistir e comprei. Já contei aqui que conheço e amo New York, e também conheci e amei Paris, então esse livro foi quase feito sob medida pra mim – e sei que pra milhões de outras pessoas que também se dividem entre a Cidade Luz e a Cidade que Nunca Dorme.

lesetoiles

O livro é uma história de amor pelas duas cidades, comparando aquilo que é diferente e também aquilo que é igual entre elas. Os desenhos por si só já valeriam a leitura, mas é a comparação entre as duas culturas que fazem com que o conjunto seja simplesmente genial. Eu li esse livro enquanto ia pra Hamburgo, pra passar o ano novo, e o reli várias vezes em Paris, e acabei tirando ideias de passeios dele. Fiquei com essa ideia de voltar às duas cidades e fazer essas comparações ao vivo, registrando em fotos minhas, pra ter minha própria versão do livro. Acho que é um projeto legal, quem sabe não realizo um dia?

47allure

Muitos dos desenhos dos livros estão disponíveis no google, tanto que os usei aqui para ilustrar o post, mas minha sugestão é que comprem o livro! Eu tenho a versão em inglês e francês (perfeitamente compreensível pra quem tem um conhecimento mínimo das duas línguas, e estou falando de cadeira: sou professora de inglês, portanto fluente, mas não falo quase nada de francês e ainda assim consegui entender basicamente tudo que estava escrito) mas sei também que o livro foi traduzido e publicado pela Intrínseca, então fica fácil pra ter em casa na nossa língua mãe, né? Recomendo com gosto, pra quem conhece uma das cidades, pra quem conhece as duas e pra quem não conhece nenhuma mas quer fazê-lo! É imperdível!

carrieamelie

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “Paris versus New York (Paris versus New York, a Tally of Two Cities) – Vahram Maratyan

Tem algo a acrescentar?