A Parisiense (La Parisienne) – Ines de la Fressange e Sophie Gachet

Oi! Ainda estou viajando, então este post foi programado. Para combinar com a minha viagem, um livro temático, de que gostei muito. Hoje é dia de “A Parisiense”.

IMG_31881-461x700

“Quais são os segredos do bom gosto parisiense? Ines de la Fressange – ícone da elegância na França – conta o que aprendeu sobre estilo e beleza durante décadas de experiência na indústria da moda. Ela dá conselhos de como se vestir com o encanto das parisienses e sugere um guarda-roupa a partir de apenas sete itens básicos e bons acessórios, que garantem produções práticas e elegantes. Suas fontes preferidas para verdadeiros achados e soluções de vestuário, beleza e decoração – disponíveis on-line e em Paris – são acompanhadas por fotografias de moda, nas quais a modelo é sua filha, e por desenhos assinados pela própria Ines. Esse guia inclui endereços da Paris secreta da autora: hotéis, restaurantes, spas, lugares fora do circuito turístico oficial e uma seção feita sob medida para a diversão das crianças. Escrito com humor e verve, em colaboração com a jornalista de moda da Elle, Sophie Gachet, “A Parisiense” é o roteiro fundamental para conhecer os endereços mais charmosos da capital francesa.”

Quando este livro foi lançado, virou assunto de todos os blogs de moda, inclusive de alguns que eu acompanho. Fiquei muito curiosa para ler, ainda mais depois que alguns excertos foram divulgados, e na primeira oportunidade que tive, tratei de adquiri-lo. Foi uma das melhores compras e leituras do ano passado (inclusive eu já o mencionei no blog duas vezes, aqui e aqui), e eu não podia deixar de trazer a dica, ainda que não seja um livro de literatura.

Bom, o livro trata de moda, obviamente, mas não se limita a isso. “A Parisiense” fala sobre o estilo de vida e comportamento das francesas, essas mulheres admiradas no mundo todo (são magras, bonitas, inteligentes e todas queremos aparentar ser tudo isso sem esforço, e elas o fazem, acho que daí que vem nosso fascínio). As dicas que mais me surpreenderam (e agradaram) foram as dicas sobre como viver e receber em casa, e o motivo foi simples: em Paris, como na maioria das grandes cidades do mundo, viver numa casa ou num apartamento enorme só é realidade para pessoas realmente muito ricas, mas isso nunca impediu as francesas de serem elegantes – e felizes! – dentro de seus pequenos studios e lofts, e isso mudou um bom bocado a forma como eu pensava em uma casa própria. Foi uma reavaliação de conceitos bem interessante, e eu acho que vale a pena.

Como não é uma história, não temos personagens, mas não posso deixar de mencionar a linda filha da Ines, Nine, que aparece nas fotos de estilo, logo no início, vestindo combinações tipicamente francesas. A moça parece uma boneca, e dá vontade de imitar tudo que ela veste, de tão bonita que fica em tudo! Livro mais do que recomendado, especialmente pra quem gosta de moda e quer entender um pouco mais desse universo (vou admitir que pra mim, uma das criaturas mais desleixadas que eu mesma conheço, o livro trouxe ensinamentos preciosos, que eu vou carregar pra vida toda!).

Essa é a Nine, filha da autora, Ines. Linda, né?

Essa é a Nine, filha da autora, Ines. Linda, né?

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


One thought on “A Parisiense (La Parisienne) – Ines de la Fressange e Sophie Gachet

  1. Pingback: Como ser uma Parisiense em Qualquer Lugar do Mundo

Tem algo a acrescentar?