Reparação (Atonement) – Ian McEwan

Oi! Última resenha da semana e eu estava aqui tentando me decidir sobre o que falar. Escolhi “Atonement” pra contrastar com o dia que faz em Brasília hoje (céu azul e nuvens brancas com sol agradável, enquando o livro é cinzento, frio e um tanto assustador, mas maravilhoso!). Eu li esse livro no fim do ano passado, mas como já tinha visto a versão cinematográfica (estrelada pela Keyra Knightley e pelo James McAvoy) tinha uma noção do que esperar. Eu aconselharia pra quem quer ver o filme e ler o livro, que vejam o filme depois. Além da questão óbvia “o livro é melhor que o filme”, aqui temos uma história que perde um pouco da magia caso se conheça o desfecho.

“Atonement” conta a história de amor de Cecília Tallis e Robbie Turner, interrompida pela irmã de Cecília, Briony. A família Tallis é uma família relativamente rica, que vive no interior da Inglaterra. Briony vive com os pais e sua irmã mais velha, Cecília, estuda na Universidade de Cambridge. Na mesma Universidade estuda Robbie Turner, filho de uma empregada da casa que vive na propriedade dos Tallis. Cecília e Briony tem ainda um irmão mais velho, Leon, que chega de viagem para visitar a família trazendo consigo um amigo, Paul Marshall. O dia em que Leon e seu amigo Paul chegam à casa da família muda a história de todos.

Cecília está frustrada após voltar da Universidade. Quer fazer algo incrível da vida, mas não parece saber exatamente o que. Briony está preparando uma peça para ser apresentada para seu querido Leon, mas todos os planos da apresentação estão sendo arruinados pelo mal comportamento de seus atores, três primos da menina que estão visitando a casa (os gêmeos Jackson e Pierrot e a irmã mais velha dos dois, Lola, que é alguns anos mais velha que Briony). Robbie está sentindo a tensão de ter que conviver de perto com Cecília, por quem ele percebe estar desenvolvendo sentimentos. A noite e seus visitantes chegam, e, pouco antes do jantar, Briony vê a irmã e Robbie durante o sexo, na biblioteca da casa. Quando mais tarde os gêmeos desaparecem e todos vão procurá-los, Briony toma uma atitude que muda a vida de todos.

“Atonement” é bem impressionante. Muito bem escrito, com uma história muito bem amarrada, os personagens mais realistas que se pode pedir e um narrador que acaba sendo a cereja do bolo, revelado só no final, quando finalmente junta todas as peças do quebra cabeça que se forma ao longo da narrativa. Pra quem viu o filme antes, como eu, fica um pouco sem graça, mas mesmo assim a leitura vale! É o tipo de história que se lê com avidez, com aquela vontade doida de saber o que acontece. Virou um dos preferidos, e eu recomendo com amor!

Espero que tenham gostado! Bom carnaval pra todos! A próxima resenha só de quarta-feira pra lá, ok? Divirtam-se bastante e até a próxima!


One thought on “Reparação (Atonement) – Ian McEwan

  1. Pingback: O Desafio Literário de Rory Gilmore - O Mundo da Marina

Tem algo a acrescentar?