Sabe de uma Coisa? Diário de uma Adolescente – Vivina de Assis Viana

Oi! É sexta e dia de resenha, pra compensar a primeira semana do ano, que só teve uma. Ainda estou viajando, então este é um post programado, mas, se Deus quiser e tudo der certo, o último, e na segunda escrevo no mesmo dia de postar. Hoje vamos de “Sabe de uma Coisa? Diário de uma Adolescente”.

Sabe de uma coisa

“Diário é uma obra na qual se registram cronologicamente acontecimentos do dia-a-dia, opiniões e impressões marcantes, bem como confissões e revelações de foro íntimo. Adolescência é uma das fases do amadurecimento de uma pessoa, compreendida entre o final da infância e início da vida adulta. Assim, “Sabe de uma coisa?” é o relato da vida de Teresa, que, aos 16 anos, registra em um diário suas idas, vindas e reviravoltas, e das pessoas que a rodeiam, que se querem e se requerem o tempo todo, naquele ano de 1988. O amor, a morte, o sexo, a AIDS são temas recorrentes em seus escritos. Mais do que descobrir o mundo, Teresa quer encontrar a si mesma.”

Bom, eu li esse livro quando era bem novinha, pré-adolescente mesmo. Não sei como ele veio parar na minha casa, mas imagino que tenha sido uma compra da minha mãe. Li, adorei (achei, à época, super moderno, cheio de coisas que eu não conhecia!) e, meses depois, coincidência das coincidências, ele estava na caixa de leitura que minha professora de português mantinha para que lêssemos mais, ainda que fosse em sala, com ela nos “forçando” (eu nunca me senti forçada, e passei anos sentindo falta desse horário de leitura!). Lembro que recomendei o livro para todas as minhas amiguinhas, mas que só uma leu, infelizmente.

A história é realmente uma narração de diário: Teresa conta seu dia-a-dia, suas aventuras com as amigas, suas dúvidas sobre o namorado e a primeira vez, fala sobre os assuntos recorrentes de seu tempo (como a AIDS, que ainda era coisa nova), e, a parte mais interessante, compara sua vida com a da mãe. Lembro distintamente de uma parte em que ela menciona que está vivendo nos “anos Sting” enquanto sua mãe teria vivido os “anos Beatles”, e percebe como, aos poucos, adquire características da mãe – ainda que se mantenha sendo ela mesma, firme e forte. A narrativa é simples, em primeira pessoa, e completamente adaptada para adolescentes, então abrange bastante gente, dá pra ler numa boa!

As personagens são legais, ainda que só as conheçamos pelos olhos de Teresa, de quem eu gostei muito, por sinal. Uma menina de cabeça boa, que tenta se descobrir e respeita quem é, ainda que seja adolescente. Lembro de ter passado anos inspirada pela Teresa e por sua atitude em relação à vida, e acho que o livro continua atual por tratar de uma adolescente: todo mundo já passou ou vai passar por essa fase, então é legal poder se identificar na literatura. Um livro levinho, tranquilo de ler e bem divertido, mais do que recomendado!

Espero que tenham gostado! Bom final de semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “Sabe de uma Coisa? Diário de uma Adolescente – Vivina de Assis Viana

Tem algo a acrescentar?