Serraria Baixo-Astral (The Miserable Mill) – Lemony Snicket

Oi gente! Como estão? Hoje é dia 15, então, dia de mais um livro da série “Desventuras em Série”. Estamos no quarto volume da série, “Serraria Baixo-Astral”, e aí um problema aparece: minhas resenhas teriam de ter spoilers, senão daqui a pouco eu não ia saber como me explicar, então vou fazer o seguinte: vou colocar a sinopse oficial e as minhas impressões sobre o livro da vez, ok? Vamos nessa então?

Na opinião de Lemony Snicket, “de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora”. Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Trata-se de uma “ironia do destino”, pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, “a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero”…”

Esse livro é, como os outros da série, muito bom, e traz uma coisa nova: hipnose. O tutor da vez não é sequer um parente dos meninos! As coisas vão ficando cada vez piores pra eles, coitados! O descaso com as crianças é cada vez maior, e os “tíquetes” são uma tortura a parte, afinal, que tipo de pagamento é esse? Fiquei muito desesperada pelo Klaus, porque não conseguia identificar o que tinha de errado com ele, e quando soube quase tive um trem! E o Conde Olaf tá cada vez pior, se é que dá pra ser pior do que ele já é!

Esse é um livro um pouco mais ‘sombrio’, e eu sei que vocês devem estar pensando: “bela novidade, como se os outros também não fossem”, mas na minha opinião é a partir desse daqui que as coisas começam a piorar! Eu conheço pessoas que leram até esse livro e me disseram que perderam a paciência com a série porque até aqui parecia que nada de mais acontecia, e se esse é o caso que acontece com vocês eu peço pra vocês terem paciência e darem mais uma chance à série, porque nos próximos volumes as coisas começam a se esclarecer!

Recomendadíssimo, claro, mas pra que tem muita paciência e gosta de mistérios que não chegam a um final completo… pelo menos não tão rápido! Leiam se puderem, vale a pena! Beijos a todos e até a próxima!

Desventuras em Série”:

1- Mau começo

2- A Sala dos Répteis

3- O Lago das Sanguessugas

4- Serraria Baixo Astral

5- Inferno no Colégio Interno

6- O Elevador Ersatz

7- A Cidade Sinistra dos Corvos

8- O Hospital Hostil

9- O Espetáculo Carnívoro

10- O Escorregador de Gelo

11- A Gruta Gorgônea

12- O Penúltimo Perigo

13- O Fim