Sob a Acácia do Ocidente (Sous l’Acacia d’Occident) – Christian Jacq

Oi! Desculpem pela demora pra liberar a resenha! Com a volta das minhas aulas eu acabei por não ter tempo logo cedo, mas aqui estou! É dia de série, então vamos encerrar a saga de Ramsés II com “Sob a Acácia do Ocidente”.

811970

Pode conter spoilers involuntários de livros anteriores

“Neste quinto e último volume Ramsés, aos cinquenta anos de idade, tendo conduzido o Egito a uma deslumbrante prosperidade, aspira à serenidade da idade avançada. Porém, mais uma vez terá de ceder ao capricho hitita: ao perder Nefertari e Iset a Bela, será obrigado a desposar a princesa hitita para conservar a tão sonhada paz. Serão ainda muitos os inimigos que o ameaçarão, e Ramsés terá que realizar milagres para modificar o clima e atrair as potências divinas. Mas o tempo – o maior adversário dos homens – será implacável: um a um, levará seus amigos de sempre. Sentindo-se cada vez mais velho e solitário, Ramsés irá sentar-se à sombra da acácia do Ocidente para a sua última viagem.”

Quando eu comecei a ler a série, anos atrás, a biblioteca da minha escola não tinha o último volume, então me despedi da história do meu faraó preferido quando ele ainda estava em seu auge. Quando finalmente comprei a série pra mim, já adulta, reli cada um dos volumes e chorei de tristeza com o último, que finalmente eu estava conhecendo. A série cobre a vida de Ramsés toda, então neste último volume vemos o final da jornada, inclusive sua morte, que, pra quem se afeiçoa a ele é de partir o coração!

A narrativa segue a linha dos livros anteriores, então é clara e fácil de entender. Tudo que faltava ser amarrado é amarrado aqui, e meus motivos para gostar de Acha ficam mais claros aqui – ainda que o destino dele tenha sido triste demais para o meu gosto!

Falando em Acha, as personagens dessa série são tão boas que até hoje tenho lembranças vivas de momentos que elas protagonizaram! Os fatos históricos e as personagens famosas que se misturaram à história do faraó também fizeram deste quinto livro uma experiência surreal! Não é o melhor da série, mas é bonito e fechou bem o ciclo! “Ramsés” é uma série linda, que marcou muito a minha história pessoal, e que eu recomendo muito!

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!

Série “Ramsés”:

1- O Filho da Luz

2- O Templo de Milhões de Anos

3- A Batalha de Kadesh

4- A Dama de Abu-Simbel

5- Sob a Acácia do Ocidente


2 thoughts on “Sob a Acácia do Ocidente (Sous l’Acacia d’Occident) – Christian Jacq

  1. Oi, Nina.
    Adorei a resenha!
    Há muito tempo tenho vontade de ler essa série, mas com a correria do dia-a-dia e a enorme quantidade de livros de parceria para resenhar, acabo sempre deixando de lado histórias como essa!
    Está na minha lista de “Quem Sabe Um Dia…” hehehhee
    beijos
    Camis

Tem algo a acrescentar?