Sorte ou Azar? (Jinx) – Meg Cabot

Posted on

Oi! A manhã começou chuvosa e o tempo se mantém frio e cinza – minha combinação favorita! Resolvi falar de mais um livro da Meg, então hoje é dia de “Sorte ou Azar”, que se passa em Nova York (que saudades!) e que é bem apropriado pra temperatura e clima du jour.

sorte-ou-azar

“A falta de sorte parece perseguir Jinx onde quer que ela vá e por isso ela está tão animada com a mudança para a casa dos tios, em Nova York. Talvez, do outro lado do país, Jinx consiga finalmente se livrar da má sorte. Ou, pelo menos, escape da confusão que provocou em sua pequena cidade natal. Mas logo ela percebe que não é apenas da má sorte que está fugindo. É de algo muito mais sinistro… Será que sua falta de sorte é, na verdade, um dom, e a profecia sob a qual ela viveu desde o dia que nasceu é a única coisa que poderá salvá-la?”

Eu peguei esse livro pra ler uns anos atrás, no mesmo espírito que pego todos os livros da Meg: despretensiosamente, só querendo uma leitura leve e divertida. Achei que esse foi bem melhor do que os outros que andava lendo nos últimos tempos, e, como é sobre bruxas, bem divertido. Eu adoro ler sobre bruxas(os) e feitiços, e depois de ler Harry Potter, na infância, meu amor só ficou maior. Claro que depois da minha série preferida eu nunca mais encontrei nada tão legal nessa área, mas continuo consumindo livros de gênero sem desistir.

A narrativa é simples de seguir e bem adolescente: Jinx é a típica menina que quer apresentar uma nova personalidade na nova cidade em que vai morar, ainda que todo mundo que já saiu da adolescência saiba que isso não é lá muito possível: só dá pra ser quem você é, e tentar ser uma pessoa diferente por estar mal-resolvido consigo mesmo além de não resolver o problema cria novos, e a “nova” você acaba por sumir, eventualmente. Acredito que o livro mostre um pouco, assim como a maioria dos livros da Meg, que ser você mesma é importante, mesmo que às vezes façamos coisas das quais não nos orgulhamos.

As personagens são legaizinhas, mas sinceramente achei que nenhuma, nem mesmo a protagonista, se destacou o suficiente para que eu citasse por aqui. O que dá pra dizer é que, mesmo que elas sejam todas mornas, o livro é engraçadinho e ajuda a passar o tempo. Recomendo, especialmente se você quer uma leitura sem compromisso só pra passar o tempo.

Espero que tenham gostado! Boa semana para todos nós e até a próxima!


2 thoughts on “Sorte ou Azar? (Jinx) – Meg Cabot

Tem algo a acrescentar?